Você já procurou entender as dificuldades e facilidades do processo de compra do seu site? Já se colocou no lugar do consumidor do seu produto ou serviço e analisou se a usabilidade do seu site é tão fácil para ele quanto parece ser para você?
Nós, normalmente, estamos familiarizados com o nosso site, sabemos onde achar o produto X ou qual termo utilizar para localizar o produto Y através da busca interna, mas muitas vezes esse procedimento pode não ser tão simples para o nosso cliente.
E quando falamos do processo de compra, formulários muito grandes ou solicitação de dados irrelevantes podem dificultar ainda mais que o objetivo seja atingido. Será que é mesmo necessário solicitar o estado civil do seu cliente, por exemplo? É claro que em alguns casos essa informação é essencial, mas se você vende celulares, por exemplo, é realmente importante obter essa informação?
Outro ponto chave é testar todas as formas de pagamento do seu site. Já se certificou que os botões de gerar boleto e continuar comprando estão funcionando? E o método de pagamento por transferência bancária? Está sendo contabilizado no Analytics?
É imprescindível testar periodicamente links, botões, formas de pagamento e preenchimento de formulários, para encontrar e corrigir falhas, antes que o consumidor as identifique, se possível, e facilitar o máximo a navegação do seu cliente no site.
Ao preencher o CEP, é agradável para o cliente que o nome da rua, bairro e cidade sejam automaticamente preenchidos, ficando a cargo dele apenas as informações de número e complemento.
Alguns detalhes como esses podem estar atrapalhando que mais conversões sejam geradas em seu site. Por isso, teste seu site com frequência, use navegadores diferentes e peça que outras pessoas testem a navegação e concluam o processo de compra sem o seu auxílio.
Com certeza, ao facilitar o processo de compra do seu cliente, você o deixa mais seguro e confiante a comprar mais vezes na sua loja, gerando uma boa experiência e aumentando a possibilidade de recomendações para outros usuários.