O texto-âncora é a parte clicável de uma palavra-chave. Exemplo de link com texto-âncora: MZclick – Ao clicar na palavra-chave MZclick você será redirecionado a página inicial do nosso site. Isso fica bem evidente, antes mesmo do clique, pois a home é a página que melhor trabalha o conteúdo relacionado a essa palavra-chave.
O mecanismo de busca, ao navegar pelo site utilizará o texto-âncora para decifrar o possível conteúdo da página que esse link está direcionando.
A utilização de texto-âncora.
Vamos imaginar o exemplo da home de um PetShop.
Essa home possui inúmeros links, para os mais variados produtos, e quando você faz um link na palavra-chave ração e direcionada esse link para a categoria ração, estamos deixando pistas para os mecanismos de busca.
Eles irão entender previamente o conteúdo provável daquela categoria, facilitando o processo de identificação de conteúdo e logo facilitará o processo de indexação do conteúdo.
O texto-âncora tem muito poder e algumas agências de SEO ( ;) ) usam essa técnica de forma exagerada, podendo dessa ser penalizada pelos buscadores.
Você já deve ter visto páginas que possuem dezenas de links no conteúdo textual e os buscadores podem entender isso como um sinal de tentativa de manipulação, não cometam exageros. Criem links úteis para a navegação do seu público-alvo.
Vale lembrar que o primeiro link, do seu conteúdo, é o link de maior valor para um projeto de SEO.
Entenda sobre como distribuir melhor sua popularidade nesse artigo: PageRank.