Defina a estratégia de palavras-chave
Defina palavras locais: Quais regiões seu bar ou restaurante irá atender?
+ restaurante avenida paulista
Defina palavras específicas: Qual o estilo/tipo do seu restaurante?
+ restaurante japonês
+ restaurante romântico
Marca
+ Dedique um esforço nesse tipo de palavra-chave, pois você irá competir com diretórios, sites de cupons e outros pelo primeiro lugar na busca orgânica.
Diretórios
Digite no Google sua palavra-chave, exemplo: restaurante japonês.
+ O Google Meu Negócio é o principal diretório! Faça um cadastro detalhado nele.
Veja os principais sites e diretórios nos resultados de busca.
+ Faça contato e cadastre seu bar ou restaurante por lá!
Tenha um padrão de informações.
+ Endereço, horário de funcionamento, fotos e valores devem ter um padrão em todos os sites/diretórios. Esse é um sinal importante no SEO local.
Depoimentos
Incentive depoimentos no Google Meu Negócio e em outros diretórios.
+ Dessa forma seu bar ou restaurante estará sempre em evidência.
+ Responda essas interações de forma cordial e rápida!
Crie, se possível, uma promoção!
+ Para os clientes que fizerem um comentário no Google Meu Negócio, daremos uma bebida grátis!
Conteúdo exclusivo
Tenha fotos, menu, vídeo e imagens incríveis do seu local.
Crie conteúdo sobre seus fornecedores, procedência do alimento, cultura do bar ou restaurante, divulgue as receitas do chef e como seus pratos são exclusivos!
Celulares
Seu site deve ser responsivo, ou seja, ele deve ser ajustado visualmente para os celulares. https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/feature/testmysite/
Dados estruturados
Essa dica é mais técnica, porém fundamental para um bom resultado!
Biblioteca de dados estruturados para bares e restaurantes: http://schema.org/Restaurant