Com um SEO blog bem executado, sua empresa pode alcançar excelentes resultados.
O Google recebe cerca de 100 bilhões de buscas ao mês, o que significa que para se destacar entre os resultados, é preciso por a mão na massa! Os algoritmos do buscador consideram uma série de fatores na hora de ranquear um conteúdo, e alguns deles são imprescindíveis para alcançar os resultados almejados:
Utilize as palavras-chaves corretas
A palavra-chave, como seu nome sugere, é a palavra responsável por “abrir a porta” que há entre o usuário e o conteúdo; são os termos utilizados pelos usuários quando desejam buscar algum conteúdo. Imagine que você está procurando uma forma de melhorar as postagens no seu blog, pensando em SEO. É possível que você procure por: “como fazer seo blog”. Uma vez que algum site tenha algum artigo produzido e ranqueado para esse termo, a probabilidade dele receber o seu clique é maior, correto?
É por essa razão que a escolha da palavra-chave é tão importante e necessita de pesquisa e análise para defini-la de forma adequada. Quando você escolhe uma palavra-chave muito ampla (a ponto de concorrer com milhões de sites) ou muito específica/restrita (a ponto de quase ninguém procurá-la) seu ranqueamento pode ser prejudicado. O equilíbrio nessa escolha é fundamental.
Otimize a URL
A URL é uma espécie de cartão de visita do seu site. Através dela os usuários e buscadores podem ter uma leitura rápida do que seu conteúdo oferece, em função disso é importante garantir que sua URL seja amigável e mais: que a sua principal palavra-chave esteja inserida nela.
Podemos ilustrar com os exemplos:
www.mzclick.com.br/blog/seo-blog
www.mzclick.com.br/blog/878459
Qual das URL’s demonstra melhor que tipo de conteúdo você irá encontrar? É evidente que a primeira! Além de especificar com mais clareza o que você poderá encontrar no link, ela também recebe a palavra-chave, colaborando não só para a percepção do usuário como para a leitura dos buscadores.
Otimize também as imagens
Existem três bons motivos para você inserir imagens no post do seu blog:
1. Você pode ilustrar e explicar melhor um conceito
Uma imagem vale mais que mil palavras, já dizia o ditado. Muitas vezes é menos prático explicar algo com palavras, como o caso de um passo a passo, por exemplo. É aí que as imagens entram em ação: ensinam com mais assertividade e ajudam na compreensão do usuário sobre aquilo que ele está tentando aprender.
2. Você pode atrelar também sua imagem à uma palavra-chave
Otimizando sua imagem de maneira correta, ela estará diretamente ligada ao termo utilizado. Se você fez um artigo sobre “bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro” e alguém pesquisou por uma imagem utilizando essa palavra-chave, sua imagem aparecerá nos resultados do Google Imagens, por exemplo, e ao clicar nessa imagem, o usuário pode ser encaminhado para sua página.
3. Você tende a manter seu leitor mais interessado
Perfeitas para quebrar o texto, as imagens têm o poder de manter o usuário menos disperso ao ler seu artigo. É que dependendo do tamanho do post do seu blog, a leitura em algum momento pode se tornar cansativa, e então as imagens servem como um “respiro”.
Por essas razões podemos reforçar a importância da otimização de imagens no SEO blog. O Google precisa entender o que aquela figura quer dizer aos usuários e com isso, seu post passa a ter ainda mais relevância.
[Leia mais: Google Imagens – Como otimizar suas imagens?]
Crie uma metadescription adequada
A metadescription é basicamente aquele textinho que aparece abaixo do título do site nos resultados da sua pesquisa. Seu objetivo é simples: oferecer uma prévia do conteúdo que o leitor encontrará ao clicar no seu artigo, de maneira objetiva e atrativa. Embora pareça simples, a metadescription tem o poder de definir quem clica e quem não clica no seu conteúdo, e por essa razão ela precisa ser bem feita:
– Aposte num resumo eficaz, abordando os pontos altos do seu post;
– É imprescindível o uso da palavra-chave (e se possível, bem no início da descrição);
– Não deixe de inserir uma CTA chamativa e persuasiva;
– Se atente à quantidade de caracteres permitidos, para que sua metadescription não se alongue muito e acabe sendo limitada pelo Google.
Evite conteúdos duplicados
Se existe algo que o Google abomina, são os conteúdos duplicados. Extremamente prejudicial para o seu SEO blog, um post com conteúdo considerado cópia, pode receber uma das punições mais temidas: a não indexação. Na hora de produzir um artigo para o seu blog, lembre-se que cópia e referência são coisas extremamente distintas; nem sempre há o conhecimento necessário para desenvolver um conteúdo do zero e muitas vezes é preciso obter um norte para realizar a produção, mas isso não significa que você pode simplesmente copiar e colar um conteúdo que você julga interessante. Trabalhe sempre com um conteúdo original, pensado e desenvolvido por sua própria equipe! Além de autenticidade, isso denota autoridade sobre o assunto.
Faça link building
Quando você insere o link de um artigo já publicado anteriormente, na sua publicação atual, você está fazendo link building. Muitos autores recorrem a esse método quando estão produzindo um artigo que pode fazer “ponte” com outro, de modo que se complementem. Além disso, essa estratégia provoca a distribuição de popularidade que é quando você indica ao Google que aquele link que você está inserindo em seu blog, é relevante o suficiente para servir de referência. Por exemplo:
[Leia agora: O que é Link Building?]
Entendeu?
Por que se preocupar com SEO blog?
Quando você se compromete a fazer um blog, por mais que queira evidenciar sua empresa ou marca, seu objetivo também é satisfazer o leitor. Perceba que as dicas mencionadas têm algo em comum: se preocupam com a experiência do usuário em seu site. O SEO blog tem o objetivo de criar conteúdos otimizados tanto para os leitores quanto para os buscadores, a fim de fazer com que eles atendam as necessidades de um e sejam relevantes para o outro, na respectiva ordem.
Oferecendo um conteúdo relevante, autêntico, fidedigno e otimizado, o blog do seu site tende a receber mais visitas, tende a atender melhor às necessidades dos leitores e com isso, aumentar sua autoridade sobre determinados assuntos, gerando mais confiança nos leitores, e consequentemente melhores resultados.