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Rich Snippets Google e WordPress – Como funciona e o que são?

Visando a experiência dos usuários, o Google introduziu os rich snippets que aprimoram os resultados de busca trazendo dados estruturados como avaliações, endereços, comentários e outros deixando a pesquisa mais rica e intuitiva. Esse processo ajuda indiretamente seu projeto de SEO, pois melhora sua CTR e consequentemente seu posicionamento.

O que são Rich Snippets?

São fragmentos ricos que deixam os resultados de busca do Google mais robustos e com mais informações para quem pesquisa, destacando seu resultado orgânico dos demais e dando subsídios para um clique mais qualificado por parte dos usuários.

Como usar os Rich Snippets?

Essa etapa do projeto de SEO requer um conhecimento em programação. A Google disponibiliza uma ferramenta grátis que facilita a marcação de dados, porém é fundamental conversar com seu programador para efetuar essa ação com qualidade e segurança.

Basicamente o programador irá inserir dados estruturados em seu HTML para que os buscadores reconheçam algumas informações de forma específica.

Você pode implementar manualmente os dados estruturados utilizando as instruções do Schema. Vale lembrar que essa ação depende de um bom programador!

A Google disponibiliza uma ferramenta chamada de marcador de dados, onde você aponta os dados para o robô e mostra como encontrar as informações em sua URL.

Marcador de dados: Rich Snippets Google

O marcador de dados é uma ferramenta Google que facilita a estruturação de dados de forma simples e intuitiva. Assim que acessar a ferramenta você irá avisar o tipo de dado que seu site possui, facilitando o reconhecimento do Google sobre a estruturação do seu conteúdo. Conheça a ferramenta aqui:

[cs_button href=”https://www.google.com/webmasters/tools/data-highlighter” target=”_blank” type=”flat” shape=”square” size=”xs” color=”accent” align=”center”]Conheça o marcador de dados Google[/cs_button]

 

Rich Snippets para WordPress

Você poderá implementar essa marcação de dados diretamente através de um plugin no WordPress. Vale instalar o All In One Schema Rich Snippets, para facilitar a marcação diretamente na área de administrador de conteúdo do WordPress.

Artigos

Você pode usar os marcadores de dados para destacar um artigo, ressaltando o título, autor e classificações do mesmo.

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Caso você tenha um site que divulga shows, eventos, palestras e outros eventos, você pode usar o rich snippets de eventos para deixar a experiência do usuário e seu resultado orgânico mais interessante.

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Empresas locais

Com esse rich snippets você poderá definir o endereço, classificações e comentários sobre seu estabelecimento. Esse dado estruturado é aplicado para restaurantes, bares e outras empresas de serviços locais.

Caso você tenha um negócio físico e local, vale cadastrar sua empresa e realizar otimizações no Google meu negócio.

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Filmes

Aqui você poderá explorar mais dados sobre filmes e séries como título, diretor, audiência, avaliações.

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Produtos

Para quem tem um varejo online esse rich snippets é fundamental para aumentar seu desempenho com acessos orgânicos. Aqui você poderá marcar o nome do produto, descrição, preço, disponibilidade e avaliações. Esse dado estruturado pode aumentar muito sua CTR e por consequência fará seu projeto de SEO melhorar consideravelmente.

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Aplicativos

Caso tenha um aplicativo, você poderá marcar dados como descrição, avaliações, classificação e preço, aumentando a possibilidade de download da sua aplicação.

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Rich Snippets SEO

Onde exatamente essa ação ajuda meu projeto de SEO? Sempre que você facilita a vida do robô de busca, você ganha pontos! Ao estruturar os dados você tem uma vantagem na hora da indexação, porém eu duvido que isso ajude diretamente em seu posicionamento orgânico.

Seu posicionamento orgânico irá melhorar de forma indireta, pois como mencionado acima a melhora da CTA (call-to-action), com o rich snippet, fará sua taxa de cliques (CTR) melhorar naturalmente e superar seus concorrentes.

Essa melhora na CTR deve ser um fator chave na melhora do posicionamento orgânico!

Com mais informações na SERP o clique do usuário tende a ser mais qualificado, pois o usuário já visualizou detalhes em sua CTA e só entrará com com a certeza de consumir aquele conteúdo. Isso vai diminuir a taxa de rejeição e consequentemente seu projeto de SEO ganha indiretamente com isso novamente.

Rich Snippets: Avaliação final

Implantar os dados estruturados não é garantia de exibição imediata nos resultados de busca. O Google só apresenta informações quando achar necessário e de forma personalizada para cada usuário.

Tenha calma durante o processo, pois como toda ação em SEO o resultado é projetado para médio/longo prazo.