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Topo de Funil (ToFu) e a Produção de Conteúdo

Como a produção de conteúdo pode ser utilizada no seu topo de funil?

Imagine que você esteja precisando de uma mochila específica para notebook, que atenda algumas necessidades particulares, e para isso é preciso procurar uma mochila adequada para o momento e que de preferência, tenha um preço mais acessível. Neste mesmo cenário você não tem tempo de ir até lojas físicas procurar e avaliar cada modelo, mas comprar pela internet sem saber se é o modelo ideal tanto na questão de funcionalidade, quanto de estética, também não é uma alternativa.

Sabemos que a primeira opção é procurar resenhas ou dicas na internet, não é? Eis que você encontra um texto super simpático e bem humorado, de leitura leve e relativamente fácil que identifique vários requisitos para uma boa mochila de notebook; coincidentemente o autor do artigo é um e-commerce de bolsas e mochilas. Magia? Não, conteúdo interativo para topo de funil!

Criar conteúdo de qualidade com um foco menor em vendas para outros canais visando o topo de funil, é decisivo para o sucesso e um desafio para muitas empresas que operam no universo digital e buscam ampliar a quantidade de clientes e consequentemente de conversões.

O que é Topo de Funil? (ToFu)

Essa é a parte mais ampla do funil de vendas, ou seja, a parte do processo de pesquisa e compra onde seu site recebe o maior número de tráfego via resultado orgânico. É uma fase de educação para transformar esse visitantes em futuros clientes e causar aquele “amor à primeira vista”.
A produção de conteúdo para essa fase de compras tem a intenção de fazer os usuários descobrirem que o produto e/ou serviço que sua empresa oferece, é exatamente o que elas estavam precisando para resolver um problema que elas nem sabiam que tinham.

Como produzir conteúdo para Topo de Funil?

Ao planejar um conteúdo para topo de funil, o ideal é produzir materiais com temas mais genéricos escritos de maneira clara, fácil, direta e que tenham o objetivo de criar uma identificação por parte do leitor, mostrando que sua empresa se preocupa em fornecer a solução para uma dúvida ou problema, por exemplo. Dessa forma, é possível impacta-lo com a marca de maneira implícita – com um conteúdo que crie credibilidade e não que bombardeie o usuário somente com promoções.

O conteúdo voltado para o ToFu é um processo significativo na captação de leads, é ele o responsável por fazer o usuário descer um nível adentro do funil. Um conteúdo de qualidade é uma porta de entrada para engajamento de maneira muito mais eficaz e aprofundada do que uma simples exibição randômica de anúncios.

Formatos de Conteúdo para Topo de Funil

• Mídias sociais: Nesse caso as mídias sociais são como canais que tem por objetivo aumentar o tráfego de visitantes do seu site. Portanto, as mídias sociais são uma ótima alavanca para despertar a curiosidade e elevar o engajamento de potenciais compradores com seu conteúdo.

• Blogs: O post de um blog é o primeiro contato entre sua marca e um potencial novo cliente, normalmente via resultado orgânico. Esse primeiro contato deve abordar um determinado tema que seja relevante à esse alvo, que desperte o interesse do leitor de se tornar um consumidor assíduo desses conteúdos e consequentemente avançar no funil de compras. O uso de CTA’s para outros materiais sobre temas relacionados – já produzidos anteriormente – também é muito indicado.

• Newsletter: As newsletters são as formas mais genéricas e antigas de e-mail marketing, que enviam uma mensagem não segmentada para toda a base de contatos com temas diversos. Qual seria a vantagem então? Elas são eficazes em disseminar seu conteúdo e estabelecer uma rotina de comunicação periódica e direta com o leitor.

Em breve você poderá conferir mais um conteúdo da série “Funil de Venda”, onde falaremos a respeito da Produção de Conteúdo para Meio do Funil. Acompanhe!

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