Categorias
Gestão Ecommerce

Por que utilizar um chat de atendimento em seu e-commerce?

Quando se fala em atendimento ao cliente, os gerentes de lojas físicas já pensam rapidamente em sua equipe de vendedores sempre a postos no balcão para conduzir o processo de compra seja de um produto ou serviço.   Mas e as lojas virtuais? Se a figura do vendedor em pessoa não existe, como investir em um atendimento que seja capaz de suprir as eventuais dúvidas do consumidor que está online?

A resposta é simples e objetiva: implementar um chat. Dessa forma, os internautas que entram no seu e-commerce interessados no que você tem a oferecer poderão contar com um suporte em tempo real, tal qual ocorre em uma loja física.

Recurso prático enquanto o consumidor continua navegando

Ao entrar na loja virtual e se deparar com o chat de atendimento, o potencial cliente se comunicará com um funcionário interno da empresa que está capacitado para sanar dúvidas, sugerir produtos, informar sobre detalhes técnicos, prazos de entrega e formas de pagamento. E isso, sem que seja necessário “estacionar” a navegação, pois a interação não impede o internauta de visualizar os produtos disponíveis e dispensa a abertura de uma nova aba ou da caixa de e-mails, por exemplo.

O recurso chat online apresenta-se como alternativa rápida e barata para os consumidores que não querem fazer uma ligação de longa distância ou enviar mensagens por correio eletrônico com prazos demorados de retorno. Trata-se de uma ferramenta para fornecer respostas instantâneas, evitando que o internauta desista da loja por falta de informações e efetue a compra no concorrente.

Implementação do chat: opções gratuitas e pagas

É possível implementar a ferramenta a partir de uma programação interna feita pelos mesmos “arquitetos” do e-commerce ou, ainda, adquirir uma aplicação terceirizada por empresas especialistas em sistemas de chat para lojas virtuais.

Essa segunda opção acaba tendo excelente custo-benefício, por vir acompanhada de recursos extras integrados ao Google Analytics como monitoramento de tempo de navegação, localização do consumidor, termos de pesquisa utilizados, armazenamento de conversas, relatórios de performance, dentre outros.

Vale frisar, por fim, que o chat online pode até ser a ferramenta principal de comunicação com o consumidor online, no entanto, é preciso manter as opções de atendimento telefônico, formulário de contato e e-mail, deixando assim, um bom número de canais para o seu público.

Você já usa chat de atendimento em seu e-commerce? Conte para nós como tem sido sua experiência!
[rev_slider cta-relacionamento]

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.