Antes de iniciarmos esse assunto, entenda que: vender um produto ou serviço de qualidade não é nenhum diferencial e não te dá nenhum tipo de vantagem; esse deve ser seu principal objetivo, e em outras palavras, nada mais do que uma obrigação.
O que diferencia a sua empresa das demais, dentre outras características, é a forma que você se relaciona com o seu cliente, logo, é com esse ponto que você mais precisa (e deve) se preocupar. Isso vale muito na etapa de conquista de clientes, e muito mais quando o assunto é mantê-los.
Entenda, se o seu cliente sentir que não pode contar com você e que você está sendo negligente com a sua situação, ele não hesitará em buscar outro prestador de serviços. Estabelecer um bom relacionamento com o cliente, é a forma que você tem de garantir que ele estará sempre satisfeito; não só por sentir-se importante, mas por saber que ao menor problema, você prontamente poderá ajudá-lo.
A confiança é a base de qualquer relacionamento, e entre você e o seu consumidor não pode ser diferente. Nesse aspecto, a sua missão é promover total tranquilidade para o mesmo.
Mas, o que isso significa?
Significa que o seu cliente, sob nenhuma hipótese, deve precisar se preocupar com o desempenho do produto ou serviço que ele adquiriu com você. É sua função garantir que ele se sinta extremamente seguro e confortável em ouvir suas instruções ou sugestões, pois reconhece a qualidade e a competência do seu trabalho.
Que por falar nela, vale lembrar que competência e agilidade (juntas) também têm um peso maior. O seu cliente não deseja que você entregue um trabalho em prazo recorde, mas com uma qualidade “mais ou menos”, mas também não gostaria de esperar tempo demais, ainda que você entregue algo impecável. É preciso haver equilíbrio nessa etapa! Por isso que você deve – constantemente – se preocupar em otimizar o tempo que você utiliza para atendê-lo e entender quais processos de fato são necessários ou quais podem ser descartados, para estar sempre dentro do “timing” sem colocar em risco a sua eficiência.
Nem precisamos comentar sobre feedbacks, certo? A visão do seu cliente é uma espécie de bússola para a sua empresa. Esse fator é fundamental para o crescimento e a qualidade do seu negócio, visto que através dele, você reconhece as percepções que o consumidor tem sobre o seu trabalho. Mas é importante lembrar que tudo deve ser colocado na balança; desde sugestões, passando pelas críticas e até mesmo pelos tão esperados elogios.
A sua verdadeira missão quando o assunto é seu relacionamento com o cliente, não é agradá-lo, mas sim, surpreendê-lo. Lembre-se disso!
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