Você está navegando pela internet e, repentinamente, precisa fazer uma pesquisa no Google ou Bing. Após digitar o termo, eis que surge uma imensa lista, com direito a páginas e mais páginas de informações.
Alguns sites ocupam a primeira página, abaixo dos anúncios e, naturalmente, você acaba clicando neles, pois além de ser mais rápido, eles parecem conter exatamente o que você procura. Mas, espere um pouco… Você já se perguntou por que esses sites e não outros estão nas melhores posições do buscador?
A explicação é mais simples do que é possível imaginar. E uma sigla de três letras esclarece: SEO.
Ainda não entendeu? Então, acompanhe as próximas informações!
Ouça nosso podcast “O que é SEO?”:
Search Engine Optmization
Em tradução livre: otimização para mecanismos de buscas. Mas deixando de lado a definição clássica, vamos focar no que significa o SEO na prática: trata-se de um trabalho que visa tornar uma página ou um site inteiro mais “amigável” aos algoritmos de busca. O principal objetivo é melhorar o posicionamento para aumentar as possibilidades de acesso.
Como é feito o SEO?
O SEO é feito com uma série de estratégias e métodos, que podem ser subdivididos em onpage – otimizam os aspectos internos de um site – e offpage – melhoram os aspectos externos.
Na prática, são considerados diversos fatores, dentre os quais podemos citar: títulos das páginas, meta tags, URLs, conteúdo, número e qualidade de links externos. Esses são apenas os principais. A verdade é que o profissional de SEO precisa fazer constantemente uma engenharia reversa dos buscadores, de forma a testar modificações e detectar novos fatores que contribuem para a melhora da indexação.
Vantagens do SEO
Alcançar as melhores posições é apenas uma ponte para um objetivo maior: atrair audiência com amplo potencial de conversão. No caso de sites de produtos ou serviços, isso significa aumento de vendas e reconhecimento da marca. Para páginas informativas, o SEO pode intensificar o tráfego e elevar o número de assinantes de feeds.
SEO na atualidade
É importante frisar que, com as constantes atualizações dos algoritmos de busca, o SEO passa por verdadeiros “updates” de tempos em tempos. Atualmente, as táticas de otimização devem estar integradas a verdadeiros planos de marketing estratégico que associam análise da concorrência, inserção de conteúdo exclusivo e gestão de relacionamento com o público-alvo.
Isso porque, os buscadores estão evoluindo o suficiente para “entender” o que de fato merece ser posicionado, seguindo critérios de qualidade e relevância. A partir disso, temos a necessidade de construir uma autoridade da marca na internet para conquistar, naturalmente, a credibilidade do internauta e, em consequência, as melhores colocações.
Se você deseja saber mais sobre Consultoria SEO, entre em contato com os consultores da MZclick.