Em 1994, Philip Kotler afirma que o “Marketing Integrado” possui dois significados: o primeiro diz respeito sobre as funções do Marketing Mix e como elas devem estar sincronizadas entre si, já o segundo, indica como a área de Marketing deve estar alinhada com os outros departamentos, tendo como foco o reconhecimento da importância do consumidor.
Iremos discorrer agora, um pouco mais a respeito dessa segunda definição.
O marketing integrado acontece quando uma empresa e toda sua equipe, desde o operacional até o CEO, estão focados em atividades que beneficiam a relação da mesma com o consumidor.
Para você entender melhor esse conceito, imagine que você vai viajar e se hospedar em um hotel. Ao chegar no local, é extremamente bem atendido na recepção, os funcionários prontamente levam suas malas, e enquanto aguarda, até recebe um cafézinho. Ao se dirigir ao dormitório, encontra um quarto espaçoso e confortável, contudo, o mesmo encontra-se num estado de pouca higiene. Nesse momento você precisa aguardar novamente no lobby do hotel, enquanto a equipe da faxina entra em ação. Após esse episódio, ao descer pra almoçar, você descobre que a informação sobre o horário da refeição estava errada, logo, você acabou por perder o almoço.
Ok. Aonde queremos chegar com tudo isso? É que simplesmente essa é a clara situação de uma empresa que não pratica o marketing integrado. Se a mesma estivesse devidamente alinhada, problemas simples como esses não ocorreriam. Se o marketing integrado fosse uma estratégia utilizada, certamente o departamento que cuida das reservas do hotel se preocuparia em pedir a supervisão dos quartos, antes de liberar novos hóspedes para uso. Assim como no momento do check-in, a recepção se preocuparia em confirmar aos hóspedes, os horários das refeições oferecidas pelo hotel.
Um erro comum entre as empresas hoje nos dias de hoje, é deixar que o “marketing” seja uma área de responsabilidade somente do departamento de marketing, quando na realidade esse aspecto deveria ser uma preocupação e dedicação de todo o conjunto. Não é mérito algum ter uma equipe de marketing super competente, mas uma equipe operacional desalinhada ou uma supervisão fraca. O trabalho precisa ser unificado, onde cada um possa contribuir sempre em favor do cliente.
No livro “O Marketing Sem Segredos”, Kotler também afirma: “Uma empresa pode ter o melhor departamento de marketing do mundo e fracassar na área de marketing. Por quê? Porque as pessoas da produção podem fazer produtos de má qualidade, o departamento de expedição pode atrasar a entrega, o departamento de contabilidade pode imprimir faturas imprecisas… tudo isso fará a empresa perder clientes”.
O marketing integrado significa a combinação de diversas ferramentas do marketing com o objetivo de conquistar os desejados resultados e também agregar valor à empresa, otimizando sua comunicação, campanhas e desempenho.
Em função disso, é primordial que essa prática seja desenvolvida na cultura das empresas, de maneira que delegue o marketing como uma responsabilidade geral. Fazendo assim com que todos tenham plena consciência que a satisfação do cliente está sempre em primeiro lugar.
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