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O lucro está baixo? Veja a solução

A baixa nos lucros é uma situação recorrente em diversas empresas e acarretada por inúmeros fatores. Se o seu negócio está passando por essa situação, essa é a hora de encontrar a solução.

Deve-se ficar entendido que só existem duas formas para aumentar o lucro: aumentando a receita ou diminuindo custo. Neste artigo daremos algumas ideias para você aumentar sua receita.

Entenda seu cliente

Quando foi a última vez que você analisou o perfil dos seus clientes? Será que o comportamento de compra mudou? Os gostos são os mesmos? Como seu produto ou serviço é avaliado por ele?

Ao entender seu cliente, você consegue direcionar esforços financeiros segmentando melhor suas campanhas digitais. Esse direcionamento gera anúncios mais chamativos, objetivos e com maior possibilidade de venda.

Leia o artigo: Entender o seu cliente: o primeiro passo para vender mais

Segmentação local

Onde está seu público-alvo? Você realmente vende para todo o Brasil? A conta é simples: caso seu frete fique incompatível com outras regiões, é hora de reavaliar suas ações de marketing. Querer anunciar para todo Brasil é o erro mais comum quando olhamos grande parte das lojas virtuais nacionais. Ao optar por anunciar sua loja para todo o país, você pode perder potenciais clientes regionais na busca por outros que vão avaliar questões logísticas e inclusive podem desistir da compra em função disso.

Ao regionalizar ações, você ganha um reforço em sua comunicação, economizando recursos e aumentando receita.
Leia o artigo: Segmentação local: alcance seus potenciais clientes

Preço

Seu preço é compatível com a percepção do seu cliente X sua qualidade? Seu principal concorrente oferece o mesmo produto, com as mesmas características percebidas e um preço menor? Como seu preço está posicionado no mercado em que atua? Imagine que você tenha uma padaria e o preço do leite é R$8,00 o litro. O mesmo leite é vendido em um grande mercado a R$4,00 o litro. Onde o cliente vai comprar o produto? Depende da situação! Se o cliente estiver com pressa e estiver geograficamente próximo à sua padaria, a venda está feita, pois o custo de deslocamento e tempo para conseguir o leite pode ser mais alto que R$4,00. Agora se essa venda está sendo realizada na internet, essa diferença de preço deixa explícito de quem é a venda, e ainda por cima pode ser um desastre dependendo da sua logística (preço do frete, por exemplo).
Leia o artigo: Preço: saiba se colocar no mercado

Escolha os produtos certos

Você jamais deve vender todos os produtos para todos os clientes. Assim que definir as 3 variáveis acima: Entender o cliente, segmentação local e preço, ficará claro que determinados produtos atenderão apenas um determinado público. Definir o produto certo para o público certo é a chave para aumentar ainda mais a eficiência das suas ações de marketing pela internet. Apesar de ser uma mídia com baixo custo, ter uma alta eficiência aumentará suas vendas reduzindo custos. Escolha com cuidado os seus produtos carros-chefe.
Leia o artigo: Escolha os produtos certos: o que o seu cliente quer comprar?

Confira o vídeo: Como aumentar o lucro?

Leia também esse artigo sobre como reter clientes utilizando email marketing.

Bônus: Planilhas para gestão de negócios.

Planilhas de gerenciamento do Sebrae.
Cartilha do empreendedorismo digital Sebrae.

Você vai aumentar seus lucros! Conte com a MZclick para aumentar seu faturamento utilizando ações digitais.

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Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.