Os consumidores têm suas expectativas cada vez mais aumentadas, e o futuro do marketing é claramente, um jogo sobre entrega de experiências relevantes, úteis e assistivas. Com uma geração tecnológica cada vez mais ativa, as marcas precisam de bons insights para oferecer qualidade e construir um relacionamento com seus consumidores, e por essa razão, é fundamental compreender a jornada dos mesmos.
O futuro do marketing será marcado por inovações que facilitarão as mensurações de visitas a lojas, compras mais fáceis e eficazes, entre outras novidades.
Dados
Uma das primeiras mudanças que poderemos notar ao longo do tempo, serão as formas de assistência. Os dispositivos móveis fizeram com que os usuários recorressem a eles diante de micro-momentos (eu-quero-saber, eu-quero-comprar, eu-quero-ir).
Atualmente, no Google, 20% das buscas são realizadas por voz, e isso é só o começo. A verdade é que esses micro-momentos estão configurados para acelerar. Quanto mais úteis as interações pessoais ao longo de suas experiências, mais destaque ao mobile.
Ainda sobre o universo mobile, a garantia de sucesso no futuro é o foco na otimização das experiências móveis. Os consumidores evidentemente tem consumido informações cada vez mais através de seus smartphones, e a tendência é que essa realidade aumente, por isso, as empresas devem se preocupar com a experiência que os usuários terão com seu site responsivo, por exemplo.
Há alguns meses, o Google já está trabalhando em um projeto chamado “Projeto de Páginas Móveis Aceleradas”, depois de analisar 900.000 páginas de destino de anúncios para mobile em 126 países, o objetivo desse projeto é tornar a web móvel mais rápida e melhor.
Os Novos Comportamentos do Consumidor
Os dispositivos – cada vez mais inteligentes – estão fazendo com que os consumidores adotem novas formas de interagir com a tecnologia.
Atualmente, 50% das pessoas utilizam 3 ou mais dispositivos conectados e 87% dos usuários de smartphones acessam primeiramente o Google quando precisam de uma informação.
Com o smartphone nas mãos, a expectativa do usuário também aumenta com relação a experiência oferecida. Cada segundo de espera no carregamento de um site, por exemplo, provoca até 20% de queda na taxa de conversão, 91% do público já comprou ou planeja comprar um produto em função de um anúncio relevante visto. Esses detalhes são fundamentais na hora de orquestrar sua estratégia mobile.
E quando o assunto é assistência, os números não deixam dúvidas: a probabilidade dos usuários pesquisarem mais informações e disponibilidade de um produto em seus smartphones, do que na própria loja, é de 36%. 78% dos consumidores passaram mais tempo pesquisando por produtos de forma online do que em lojas físicas, o que demonstra que o universo mobile tem impactado positivamente no cenário.
No futuro do marketing, o segredo do sucesso consistirá em manter-se atento diante das inovações e fazer com que as marcas ofereçam aos seus clientes, experiências cada vez mais otimizadas e satisfatórias. Com um mobile projetado para um crescimento em massa muito maior, o marketing promete estar ainda mais próximo do consumidor, que se antes ficava a um clique do mouse de distância de sua marca, hoje (e em breve) a terá cada vez mais, na palma de suas mãos.