Quem possui um e-commerce certamente já ouviu falar do Google Analytics e provavelmente do Comércio Eletrônico. Com o Google Analytics você tem acesso a diversas informações que podem te auxiliar na criação de estratégias para melhorar o seu site e ganhar clientes em potencial. Confira mais nessa matéria sobre Google Analytics e a possibilidade de acompanhar suas vendas nessa ferramenta.
O que é o Comércio Eletrônico no Analytics?
O comércio eletrônico é uma opção do Google Analytics que ajuda você a acompanhar as transações do seu e-commerce com dados adicionais, como: origem das vendas, palavras-chaves que levaram até a compra, local geográfico do comprador, entre outros.
Com estes dados, você pode traçar estratégias e saber com maior precisão qual a mídia responsável pela maior parte do lucro do seu e-commerce. É importante lembrar que o Comércio Eletrônico só pode ser utilizado para e-commerces (lojas virtuais), ou seja, sites que realizam vendas online através de uma plataforma.
Como configurar o Comércio Eletrônico no Analytics?
Para você poder usufruir dos benefícios do Comércio Eletrônico é necessário habilitar essa função no seu Analytics, conforme instruções abaixo:
1. Clique em Administrador na barra de menu na parte superior de qualquer página do Google Analytics.
2. Use os menus suspensos para selecionar a Conta, Propriedade e Visualização.
3. Clique em Configurações da visualização.
4. Na seção Configurações de comércio eletrônico, clique no toggle para que exiba ATIVADO
5. Clique em Salvar na parte inferior da página.
Posteriormente, é necessário que o desenvolvedor especializado habilite essa função no seu e-commerce. Para mais detalhes sobre o como adicionar o código de acompanhamento do Comércio Eletrônico, confira esse link: TrackingEcommerce
As métricas Disponíveis
Dentro da aba do Comércio Eletrônico encontram-se alguns submenus, divididos de forma prática facilitando a navegação.
· Visão Geral
Nesse submenu você pode ver a visão geral do Comércio Eletrônico resumidamente.
· Desempenho do Produto
No desempenho do produto você pode ver os produtos mais vendidos, a quantidade, receita do produto e o preço em média.
· Desempenho de Venda
Com o desempenho de venda, você tem a possibilidade de explorar as informações sobre a receita.
· Transações
Nas transações você se informa a respeito da receita, imposto, frete e quantidade de cada transação.
· Tempo até a compra
No tempo até a compra você tem acesso aos dias de visitas até ocorrer a transação e o dia da transação.
Depois de terem visto todos os benefícios do Comércio Eletrônico não deixe de adicioná-lo ao seu Google Analytics. Com ele você poderá obter todos os dados importantes e analisar de forma eficiente o resultado do seu e-commerce.