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Mudanças no perfil de compra do consumidor em 2015

Perante a crise econômica, o consumidor brasileiro tem buscado alternativas para consumir o que precisa sem, no entanto, deixar de pagar dívidas e contas básicas mensais. Tal conclusão foi extraída do estudo “Mudanças no Mercado Brasileiro”, realizado pela Nielsen Company com o objetivo de averiguar os impactos das oscilações que ocorreram na economia a partir de meados de 2014.

Com o aumento da inflação e o poder de compra menor, o consumidor tem buscado planejar suas compras para se adaptar à nova realidade econômica. Dos entrevistados, 64% declararam ter diminuído a frequência do lazer fora de casa com o objetivo de poupar e 13% se preocupam em separar uma parte da renda mensal para pagar dívidas atrasadas, enquanto 32% priorizam a saúde e a qualidade de vida.

Crise hídrica também influencia o perfil de consumo

A pesquisa ainda constatou que o período de poucas chuvas junto ao aumento nos preços da energia e combustível impactou ainda mais a queda no consumo nesse início de 2015. Tais fatores influenciaram vários segmentos da indústria e comércio, levando aos empresários a atuarem de forma estratégica com planos de ações para evitar alterações nas demandas.

As promoções têm sido a principal alternativa dentro desses planos, já que, como apresentou a pesquisa, os consumidores estão mais atentos aos descontos e diferenças de preços entre uma loja e outra. A utilização de vários canais para chegar até o cliente com maior potencial de compra também faz parte das estratégias adotadas nesse cenário repleto de incertezas.

Aproveitando a crise para inovar

Já é consenso entre especialistas em economia, que uma crise pode “chacoalhar” as práticas velhas para dar origem a ideias inovadoras. Dessa perspectiva, muitas empresas podem aproveitar a desordem para explorar meios alternativos decaptação de clientes e expansão de vendas.

Portanto, quando a empresa possui controle rigoroso dos custos e consegue financiar seu crescimento sem a ajuda de empréstimos bancários, há possibilidadesde lançar um produto inédito, por exemplo,ou até mesmo apostar em campanhas de marketing bem certeirasem plena crise econômica. O segredo está em utilizar a capacidade de “disruptar”para acrescentar estratégias promissoras ao plano de ações e, assim,abrir novas portas em seu segmento.

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Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.