O hábito de procurar um determinado estabelecimento na famosa e antiga “Páginas Amarelas” já não existe mais. A nossa forma de pesquisar produtos e serviços mudou e ficou muito mais moderna, tudo isso com a ajuda dos mecanismos de buscas como o Google. A Deep Dive on Mobile Consumer Behaviour divulgou dados de uma pesquisa em 2015, onde afirma que 73% dos brasileiros que possuem smartphones, apresentam esse tipo de comportamento quando encontram uma necessidade de compra.
Não só a tecnologia, mas a maneira que consumimos também mudou muito (para melhor, é claro).
Isso devido aos “micro-momentos” que vivenciamos diariamente. Os micro-momentos surgem a partir das nossas necessidades diárias: quando procuramos o significado de uma palavra (momento eu-quero-saber), quando pesquisamos sobre um restaurante mexicano (momento eu-quero-ir) ou no caso da receita de uma nova sobremesa (momento eu-quero-fazer) e no momento que escolhemos aquele celular novo (momento eu-quero-comprar). Esses são alguns dos muitos micro-momentos presentes na jornada de consumo:
Via: Think With Google
O momento eu-quero-ir gera para as empresas, a preocupação em estar presente nos resultados de busca, quando o usuário pesquisa algo que ela oferece. Elas precisam colaborar para que os seus clientes possam localizá-las, e para isso precisam utilizar alguns recursos que viabilizem essa ação.
Um deles é a “extensão de local” onde é possível compartilhar informações fundamentais como localização, horário de funcionamento, telefone e site. Um estudo realizado pela “Consumers In The Micro-moments no Brasil”, revela o crescimento das buscas “próximo a mim” em 3.4 x no país comparando os períodos entre janeiro e junho de 2014 e 2015.
Um cenário explicativo para esse comportamento, é que cada vez menos os clientes recebem informações passivamente. Agora eles usam as informações como direcionamento para suas decisões de compra, fazendo com que muitas vezes, eles se desloquem até a loja.
Logo, a facilidade em encontrar informações relevantes, gera mais segurança nos usuários e consequentemente decisões mais rápidas e corretas.
Diante de tudo isso, é primordial que as empresas estejam literalmente presentes em seus negócios.
É inútil e principalmente arriscado induzir os usuários a visitarem o seu estabelecimento e não obter a estrutura necessária para atendê-los da melhor maneira possível; seja para uma compra, uma dúvida, uma sugestão e claro, uma queixa.
Diversas empresas vêm se destacando nesse novo modelo, faça com que a sua possa se destacar também. Você tem fornecido informações úteis para que o seu público possa chegar até você?
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