Com a geração Y cada vez mais engajada em conquistar mais viagens do que bens materiais, o setor de turismo vem crescendo a cada dia. E não somente as viagens interessam; a internet e suas redes sociais também fazem parte, constantemente, do cotidiano desses indivíduos.
Analisando de um modo geral, esses dois elementos se tornaram itens que ultrapassam os limites de idade e costumam gerar interesse nas mais diversas faixas etárias, e partindo desse ponto, o resultado é óbvio: cada vez mais pesquisas em sites de buscas, por agências de viagens, hotéis, passagens aéreas, entre outras necessidades que uma viagem demanda.
Os dados são claros e ilustram bem essa realidade:
- 82% das pessoas que compraram uma viagem, realizaram uma pesquisa na internet antes de concluir essa compra;
- 45% das compras desse segmento foram realizadas pela internet;
- 35% das compras realizadas com agências de viagem idem;
- 75% dos pacotes de férias vendidos no ano passado, foram encontrados em sites de busca;
É por isso que o marketing digital no turismo cumpre um papel fundamental: sua agência precisa se consolidar no mundo virtual. Isso se aplica não somente quando o assunto são as pesquisas nas quais sua empresa precisa aparecer, mas também nas redes sociais onde ela precisar criar uma identidade e um relacionamento com os usuários.
São diversas estratégias capazes de colocar a sua companhia de viagens em evidência e consequentemente atrair mais visitantes e possíveis compradores.
Display e palavras-chave
Os links patrocinados (também conhecidos como anúncios pagos) podem ser realizados em diversas plataformas, como por exemplo: o Google (Google Adwords), o Facebook (Facebook Ads), ou também Bing, Buscapé, LinkedIn, entre outras.. A vantagem dessa estratégia é um retorno a curto prazo; seu anúncio será criado e segmentado adequadamente, de maneira que seja exibido para os usuários que realmente tenham interesse em adquirir uma viagem, um hotel ou um passeio, por exemplo, trazendo dessa forma um público adequado para a sua agência. Além disso, dentro dessa estratégia, outras ações podem ser executadas, como por exemplo as de remarketing ou retargeting que são ideais para esse segmento.
Email marketing
O e-mail marketing funciona bastante. Se você já se cadastrou em algum site que você de fato costuma comprar ou se interessa pelos produtos e serviços oferecidos, sabe a comodidade de receber e-mail de ofertas e promoções de novos serviços ou de outros já pesquisados anteriormente, o que tende a facilitar e muito a sua compra. Além disso, o e-mail marketing no geral é capaz de manter o nome da marca sempre na cabeça do consumidor, o que é muito importante, é claro.
Produção de conteúdo e SEO
Saindo um pouco dos investimentos diretos, você também pode aplicar a produção de conteúdo e trabalhar o SEO no seu site. Sem dúvidas esse universo de viagens pode render diversas dicas, indicações, relatos de experiência e outros conteúdos que muitos usuários costumam buscar antes de encarar uma. Por isso, é interessante a ideia de criar um blog dentro do seu site e abordar os mais diversos assuntos desse segmento. Atrelado a isso, desenvolver um projeto de SEO é muito válido, pois através disso o seu site/blog poderá ser mais facilmente encontrado na internet, e com o tempo, além de uma excelente fonte de informações, será reconhecida como uma agência que apresenta domínio sobre esse assunto. Vale lembrar que o SEO não conta com investimentos (diferente dos links patrocinados) mas em contrapartida é um projeto que demanda um prazo maior para oferecer resultados. Mas não por isso, é dispensável. Pelo contrário, é tão importante quanto.
Redes sociais
O número de usuários crescem mais a cada minuto e dificilmente as pessoas não se rendem a pelo menos uma delas. Sim, estamos falando das mídias sociais.
Responsáveis por aproximar os clientes das empresas, as mídias sociais também são utilizadas como ferramentas de influência. Devido a alta exposição que elas oferecem (através de fotos e vídeos, por exemplo) os usuários se sentem mais interessados e motivados a encarar um produto ou serviço. Quem nunca viu aquele amigo postando fotos incríveis de uma viagem repleta de elogios e não ficou com vontade de fazer o mesmo? Ou então quem nunca fez uma viagem e exibiu alguns cliques nos seus perfis gerando interesse em seus próprios seguidores?
Por isso, é muito importante que as agências de turismo se preocupem em estar presentes no Facebook, Twitter, Instagram ou até mesmo Snapchat. Seja para tirar dúvidas rápidas, criar popularidade, gerar interesse, se relacionar diretamente com os clientes e conquistá-los com facilidade, as mídias sociais são fundamentais.
A MZclick cria ações baseadas em sucesso
O marketing digital no turismo tem uma força evidente e se a sua agência de turismo ainda não se preocupou com esse universo, agora é mais do que o momento. Vá além das conexões aéreas, conecte-se com o seu público alvo, só assim você poderá alcançar voos ainda mais altos.
A nossa agência quer conhecer a sua agência. Fale com a MZclick!
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