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Marketing digital para arquitetos

Para entender a importância do marketing digital para arquitetos, vamos pensar nos significados mais profundos da arquitetura. Como profissional dessa área, você sabe muito bem que estamos falando da arte de transformar sonhos em realidade, de idealizar e materializar beleza, harmonia, conforto e bem-estar.

Dominar essa arte envolve imaginação, criatividade, inovação e ousadia para desenvolver as melhores ideias, colocá-las no papel e também tirá-las, fazendo que elas se tornem visíveis e tangíveis.

O marketing digital para arquitetos consiste na valorização dessa arte

Ao falarmos em marketing para escritório de arquitetura, vamos pensar nesta frase popular: “o que é bonito tem de ser mostrado.” Concorda que hoje em dia, com o predomínio da internet, a melhor forma de compartilhar e valorizar seu trabalho é construindo uma presença significativa no ambiente virtual?

Diferentes recursos podem ser usados para que seu escritório e você ganhem visibilidade, reconhecimento, ampla presença na cidade/região de atuação e até mesmo em outras localidades do Brasil.

8 estratégias do marketing digital para escritórios de arquitetura

Quando o assunto é marketing para os profissionais da arquitetura, é preciso focarmos nos recursos de inbound marketing, o chamado marketing de atração. Ele consiste na principal ferramenta para o marketing na internet com estratégias que geram resultados expressivos no curto e longo prazo. 

É sobre essas estratégias que vamos falar com mais detalhes agora.

1 – Plano estratégico de marketing digital para arquitetos

Tudo começa com planejamento. O objetivo é definir e organizar o conjunto de estratégias que serão utilizadas e os resultados pretendidos. A partir deste plano é possível seguir um caminho eficaz para aplicar os recursos do inbound marketing de forma consistente. 

2 – Identificação e análise da persona

Ao falar sobre como fazer marketing para arquitetos, é preciso ficar claro que persona não é o mesmo que público-alvo. A persona consiste numa representação mais detalhada quanto ao seu cliente ideal. Já o público-alvo é um conceito mais generalizado.

A identificação e análise da persona envolve aspectos como idade, profissão, necessidades/anseios quanto à vida pessoal e profissional, estilo de vida, faixa de renda etc.

Ter clareza quanto à persona é fundamental para direcionar as estratégias de marketing e demonstrar para os potenciais clientes quais dores seu serviço soluciona. 

Dois exemplos simples de persona:

1 – Natália, 25 anos, solteira e sem filhos. É médica formada há pouco tempo e almeja investir na estrutura do consultório para iniciar sua carreira. Valoriza serviços de qualidade, mas que tenham valores acessíveis.

2 – Raquel, 30 anos, casada, com 1 filho. Trabalha como advogada e recentemente comprou a casa própria. Busca por serviços que valorizem sua residência, tornando-a mais harmoniosa e funcional. 

3 – Site profissional

No marketing para arquitetos, seu portfólio requer total atenção. É preciso que essas informações sejam centralizadas em apenas um local para que possam ser facilmente acessadas pelas pessoas que se interessam por seu trabalho. Além disso, por meio do site são aplicadas estratégias para trazer os melhores resultados à sua imagem profissional e ao escritório.

Essas estratégias são:

  • Apresentação consistente do portfólio;
  • Vincular um blog para publicação de artigos semanais/mensais;
  • Rápida identificação no Google e demais sites de busca;
  • Maior credibilidade e valorização da imagem;
  • Expandir o alcance do atendimento para diferentes regiões do país.

4 – Imagens de qualidade

Este é um dos pilares do marketing para escritório de arquitetura. Como profissional dessa área, você sabe muito bem que as imagens são a alma do seu serviço, não é mesmo? São elas que demonstram aos potenciais clientes de que maneira sua criatividade expressa o que elas almejam para os ambientes residenciais ou comerciais.

No site, nas redes sociais e nas demais mídias, a qualidade das imagens deve ser reinante. Vejamos alguns exemplos de como esse fator pode ser cada vez mais valorizado.

  • Fotos e vídeos enfatizando os pontos fortes trabalhados nos projetos;
  • Utilizar ferramentas tecnológicas, tais como o Building Information Modeling – BIM (Modelagem da Informação da Construção);
  • Imagens do “antes e depois” dos projetos concluídos;
  • Utilizar mais recursos de imagens nas propostas enviadas aos potenciais clientes;
  • Propostas com imagens direcionadas às necessidades/anseios da persona.

5 – Marketing de conteúdo para arquitetos

Essa estratégia abrange múltiplas ações relacionadas à produção de conteúdos relevantes em formato de texto. Ela é utilizada de diferentes maneiras, com alto potencial de alcance e visibilidade. Vejamos quais são.

SEO para arquitetos

Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que aumentam o potencial de visualização do seu site/blog quando as pessoas buscam por seus serviços. Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e aparecem os endereços já nas primeiras posições, abaixo dos anúncios? Por trás dessa referência muitas vezes estão técnicas de SEO aplicadas nos textos.

Textos para o blog

A arquitetura é uma área fascinante. Nutrir um blog com temas interessantes fortalece o relacionamento com seu público e gera constante interação. Por meio dos conteúdos do blog, é possível:

  • Atrair mais visitantes e potenciais clientes para o site;
  • Valorizar sua imagem profissional;
  • Aumentar a visibilidade e compartilhamento dos seus projetos;
  • Ser uma das principais referências no mercado;
  • Fortalecer sua marca.

Textos para redes sociais

O poder da palavra deve ser usado a favor dos seus projetos. Uma das formas de fazer isso é elaborar legendas atrativas para suas redes sociais. A combinação dos recursos de imagem e texto gera mais engajamento, fazendo com que você ganhe seguidores continuamente. Os textos podem ser mais sucintos ou detalhados, dependendo da mensagem que você deseja transmitir.

E-mail marketing

Essa é outra estratégia muito utilizada no marketing para arquitetos. Os conteúdos de e-mail podem ser trabalhados com mais detalhes e enviados para uma grande quantidade de pessoas já cadastradas na sua base de leads utilizando um software específico.

Essa comunicação fortalece o relacionamento e também faz com que seu trabalho seja constantemente lembrado. Além de chegar aos leads de maneira contínua, há maiores chances de essas pessoas indicarem seu serviço para familiares e amigos.

6 – Google Ads para arquitetos

O Google Ads para arquitetos é indispensável para ampliar a presença no mercado e obter mais visibilidade. O custo-benefício é excelente, já que com um investimento baixo, em poucos dias há um retorno concreto em termos de alcance.

Diferenciais dessa estratégia:

  • Os anúncios são segmentados para atingir a persona definida;
  • Trabalhar com remarketing, impactando através de anúncios uma pessoa que já teve contato com a sua empresa, através do seu site, blog ou canal do Youtube ;
  • Podem ser utilizadas as extensões que oferecem maior destaque ao anúncio.

7 – Meta Ads para arquitetos

No marketing digital para arquitetos, os anúncios também podem ser veiculados no Messenger, Facebook e Instagram. Assim como no caso do Google, eles geram alta visibilidade e recursos para segmentação, fazendo que o anúncio chegue às pessoas com potencial de se tornarem clientes.

8 – Pinterest Ads para escritórios de arquitetura

Os recursos do Pinterest são excelentes no marketing digital para arquitetos. Como mencionamos, as imagens são primordiais para valorizar os projetos e transmitir às pessoas seus diferenciais como profissional.

Ao inserir seus conteúdos nesta rede social e investir em anúncios, as pessoas que buscam por imagens relacionadas aos seus serviços encontrarão seu escritório com mais facilidade. Para construir uma presença forte no Pinterest, as dicas são:

  • Criar murais com imagens que destacam os pontos fortes dos seus projetos;
  • Inserir conteúdos no estilo “antes e depois” dos projetos concluídos;
  • Colocar imagens dos projetos ou de inspirações que enfatizam o estilo do seu trabalho;
  • Aplicar técnicas de SEO nos conteúdos de texto.

Saiba mais como uma agência de inbound marketing pode te ajudar!

Por que contratar uma agência de marketing digital para arquitetos?

Planejar, organizar, implementar e acompanhar as estratégias de marketing para escritório de arquitetura requer uma equipe especializada. São necessários diversos profissionais para a produção dos conteúdos e geração dos resultados esperados.

Contar com uma agência de marketing para arquitetos evita que você tenha de contratar funcionários e gastar tempo e alto valor financeiro para manter uma equipe interna. 

Ao contratar os serviços de uma agência, você conta com toda uma estrutura de estratégias, recursos tecnológicos e pessoas que cuidam de cada detalhe para valorização do seu escritório e da sua imagem profissional. 

Deseja saber mais sobre como obter grandes resultados com o marketing para arquitetos? Entre em contato com um especialista em marketing.