Estratégia cada vez mais frequente nas redes sociais, principalmente no Facebook, os posts descontraídos (marketing criativo) têm ganhado cada vez mais espaço no marketing online. Para atrair a atenção dos usuários, as empresas têm apostado em conteúdos modernos e divertidos, relacionados a tudo que acontece na atualidade.
Cenas de filmes, séries ou novelas, vídeos famosos no Youtube, músicas-chicletes, e os famosos memes são as bases mais usadas para desenvolver esse tipo de postagem.
Não é difícil entender o porquê desse tipo de post ser recorrente: é um conteúdo facilmente compartilhado e que costuma se disseminar com muito mais rapidez do que um conteúdo institucional, por exemplo. Logo, algumas empresas costumam apostar nessa temática, no intuito de expandir o nível de usuários atingidos e mais do que isso, fazer com que eles se identifiquem com a marca, mesmo que não a consuma.
Vamos entender essa lógica de marketing criativo através de um exemplo:
“Marina costuma curtir somente fanpages de marcas que apresentam as novidades de seus produtos através dos posts: lojas de sapatos, restaurantes, lojas de roupas e etc. Contudo, a linha de canetas Bic começou a fazer uma série de posts sobre o fim das férias e volta às aulas, utilizando conteúdos de vídeos famosos do Youtube e os “memes” como mote. Marina é consumidora e adora compartilhar esse tipo de temática. Ela curtiu a fanpage da Bic, compartilhou o post que mais se identificou e através disso disseminou esse conteúdo para os amigos.”
Contudo, é preciso ter cautela ao executar essa estratégia. Primeiramente é necessário identificar se o perfil da empresa e principalmente o perfil do público é compatível com esse tipo de marketing. Em muitos casos, ambos podem exigir uma linguagem mais séria e mais formal, e um conteúdo com esse modelo de temática, pode ser interpretado de maneira negativa.
É importante também que a empresa conte com profissionais de marketing e comunicação aptos a analisar, desenvolver conteúdos e principalmente a lidar com as possíveis controvérsias que eles podem gerar. A internet, e principalmente as redes sociais são canais que permitem as boas, mas também as más opiniões. Uma vez que perfil de uma empresa não estiver sendo monitorado corretamente, o risco de manchar a sua imagem se torna latente.
No mais, esse marketing mais descontraído também pode ser um potencializador no relacionamento direto com o cliente. Compartilhar conteúdos que o faça se identificar com as mais diversas situações cotidianas, cria uma intimidade entre ele e a empresa, facilitando a interação e mantendo um contato mais próximo. O que é um excelente gancho pra se aprofundar e analisar em suas preferências, expectativas e desejos, com o objetivo de aperfeiçoar seus produtos e serviços.
O que você acha desse tipo de estratégia de marketing criativo? Conhece algum case de sucesso? Compartilhe conosco!
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