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Links Patrocinados

Links patrocinados para e-commerce

Os links patrocinados para e-commerce têm um papel importante na estratégia de marketing digital. Com este tipo de ação é possível atrair mais visitantes para o site do e-commerce, melhorar o posicionamento estratégico na web, impulsionar as vendas e o faturamento. Uma campanha de links patrocinados para e-commerce proporciona mais visibilidade à marca, aos produtos e serviços. O retorno do investimento é rápido e garantido.

O que é um link patrocinado?

Um link patrocinado é um anúncio pago, exibido com destaque em redes de busca, como os sites da Google, Yahoo e Bing; mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Youtube, entre outras) e redes de displays (sites que fazem parte do programa de afiliados do Google). 

O link patrocinado pode ser feito em forma de texto, com título, descrição e a hiperligação com a página para a qual o usuário será direcionado ao clicar no anúncio. É possível criar links patrocinados para e-commerce com vídeos, fotos e infográficos. A qualidade do conteúdo, com palavras-chaves relevantes para o negócio, e a diversidade de canais para alcançar o público são fatores determinantes para o desempenho da campanha. 

Seja qual for o modelo do anúncio, um ponto importante para a campanha é a escolha das palavras-chaves que ajudarão a ranquear o link patrocinado. Isto porque os consumidores online pesquisam produtos e serviços a partir de palavras-chaves. Diante do resultado da pesquisa, a tendência é clicar em links que estão no topo da lista ou em uma posição de destaque na página. 

Outro fator decisivo é a escolha do meio onde os links patrocinados serão exibidos. O Google, sem dúvida alguma, é a plataforma de maior potencial, porém, as redes sociais mais populares do planeta, como o Facebook, proporcionam excelentes resultados na atração de visitantes para o site, fortalecimento da marca, conquista de audiência para os canais digitais da empresa e interação com os clientes. 

Portanto, além do Google Ads, Google Shopping e Google Display (rede de sites parceiros), vale a pena turbinar a campanha nas redes sociais utilizadas pelo público-alvo da loja online. O Instagram e o Linkedin são outras redes de alto potencial para posts patrocinados. O Instagram está entre as plataformas mais populares do mundo, muito utilizada para a publicidade e promoção de produtos e serviços, com fotos e vídeos.  

O Linkedin, por ser uma rede social de negócios, proporciona a oportunidade de estratégias de marketing digital B2B (empresa para empresa), ou seja, ações voltadas para prospectar parcerias comerciais, com compradores e fornecedores. 

Como definir o investimento em links patrocinados para e-commerce?

O orçamento da campanha de links patrocinados para e-commerce é flexível, podendo ser ajustado a qualquer momento. O custo da campanha depende dos seguintes fatores: quantidade de palavras-chaves escolhidas para ranquear o anúncio; a localização do link patrocinado na página e o objetivo da campanha (atrair mais visitantes para o site, aumentar a percepção da marca na web ou motivar o público-alvo a preencher um cadastro ou fazer o download de e-books). 

Quando a finalidade do link patrocinado é aumentar o número de visitas no site, uma opção é realizar a campanha baseada no custo por clique (CPC), ou seja, o e-commerce pagará pela quantidade de cliques no anúncio. Este é o modelo mais usado. 

Supondo que um clique custe R$ 1,00 e a loja online deseja atrair 2 mil visitantes, o custo total será igual a R$ 2.000,00. Mas é o próprio gestor do e-commerce ou a agência de marketing digital, especializada em links patrocinados, contratada para realizar a campanha, que define o limite máximo de cliques que desejam.  

Outra forma de planejar o orçamento da campanha de links patrocinados para e-commerce é aplicar o custo por mil impressões (CPM), isto é, um valor para cada mil exibições do anúncio. O CPM é mais comum em ações de branding para fortalecer a imagem do e-commerce. 

O plano de links patrocinados também pode ser calculado com base no custo por visualização (CPV), ou seja, o e-commerce pagará por cada pessoa que visualizar o anúncio.  O custo por aquisição (CPA) é outra forma de patrocinar um link. Esta modalidade é indicada, por exemplo, quando o objetivo é motivar o público-alvo a preencher formulários online para obter um material gratuito como um e-book ou realizar uma compra em sua loja virtual.  

As plataformas utilizadas em campanhas de links patrocinados para e-commerce possibilitam o monitoramento de resultados em tempo real. A gestão de links patrocinados possibilita ajustes em relação ao investimento inicial e à segmentação do público; comparar os resultados obtidos em cada canal; alterar o prazo de validade da campanha, entre outras ações. 

Os links patrocinados para e-commerce fortalecem o plano de marketing digital da empresa. Mas, para obter resultados positivos, é necessário planejamento e gestão de links patrocinados. Consulte a MZclick, empresa especializada em marketing digital para obter uma proposta personalizada de links patrocinados para e-commerce. Saiba mais visitando a página de serviços para gestão de links patrocinados