Antes de entender efetivamente o que é esta tag, temos que entender que os buscadores prezam por páginas com conteúdos únicos e originais. Por isso, quando o site possui mais de uma página com o mesmo conteúdo, temos que indicar aos buscadores qual página possui o conteúdo original, e para isso usamos a canonical tag.
O que é e quando usar a Canonical Tag?
A Canonical Tag deve ser usada quando um conteúdo semelhante pode ser acessado por mais de um URL. Desta forma, os buscadores irão priorizar o URL correta, entendendo que os outros URLs são variações.
Seguem alguns exemplos onde podemos usar a Canonical Tag:
Páginas de produtos com URLs Dinâmicos
Exemplos:
O URL http://www.meusite.com/calcados/tenis-marca-abc?numero=41&color=azul deve apontar a tag canonical para http://www.meusite.com/calcados/tenis-marca-abc pois o conteúdo seria o mesmo mudando apenas a numeração / cor.
Plataformas de Blog com URL automático ao inserir um post em várias categorias:
Nos exemplos abaixo é fundamental escolher um URL principal, pois os dois apresentam o mesmo conteúdo:
http://blog.meusite.com/tenis/tenis-azuis-sao-lindos/ (principal)
http://blog.meusite.com/esporte-azul/tenis-azuis-sao-lindos/ (duplicação)
Quando o conteúdo de um blog é distribuído em outros domínios
Exemplos:
http://news.meusite.com/tenis/tenis-azuis-sao-lindos/(distribuído)
http://blog.meusite.com/tenis/tenis-azuis-sao-lindos/ (principal)
É importante ressaltar que em alguns casos, o redirecionamento pode ser mais indicado que o uso da tag canonical, por isso, é necessário que haja uma análise de SEO para decidir o que usar em cada caso.
Ainda com dúvidas? Fale com um especialista.