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Guia Dimensões do Google Adwords

Mensurar resultados é parte importante de qualquer campanha de marketing. No Google Adwords, há várias métricas nas quais os anunciantes devem ficar atentos, e muitas nelas você pode encontrar na guia Dimensões.

A seguir, vamos explorar essa ferramenta que vai te ajudar, e muito, com suas campanhas.

O que é a Guia de Dimensões?

A guia Dimensões do Google Adwords é uma aba que traz diversos relatórios sobre o desempenho de suas campanhas.

Na Guia Dimensões, você pode encontrar informações valiosas que podem ser usadas para melhorar o desempenho de seus anúncios e então atingir o objetivo de suas campanhas.

Para acessar a guia dimensões, é muito simples:

  • Acesse sua conta do Adwords;
  • Acesse o menu “Campanhas”;
  • Clique na campanha que deseja verificar as informações;
  • Posteriormente, clique na guia “Dimensões” e selecione o relatório de sua preferência.

Importante: Você pode acessar essa Guia no nível “Todas as Campanhas” ou no nível “Grupo de Anúncio”.

Veja exemplo:

Guia Dimensões Adwords

Relatórios da Guia de Dimensões do Adwords

Abaixo, entenderemos um pouco mais sobre cada relatório encontrado na guia Dimensões e como eles podem ser utilizados:

Alcance e Frequência

Nessa aba, você poderá conhecer o número de usuários únicos expostos a um anúncio (alcance) e número médio de vezes que o usuário foi exposto a um anúncio (frequência).

Marcadores

Nessa aba você consegue visualizar os resultados de suas categorias personalizadas, que podem ser separadas em palavra-chave, anúncio, grupos de anúncio e campanha.

Tempo

Aqui você consegue saber o quanto teve de tráfego em períodos predeterminados, como dia da semana, dia, semana, mês, trimestre, ano ou horário do dia. Essa informação é importante, pois você consegue mensurar qual período do dia ou dia da semana lhe rende maior resultado.

URL de Destino:

Nessa aba, você pode saber quais de suas páginas estão sendo mais clicadas em seus anúncios.

Principais Impulsionadores

Essa aba mostra quais campanhas e grupos de anúncios sofreram as maiores alterações em cliques e custo. Além disso, ele ajuda a entender o que pode estar gerando tais alterações.

Geográfico

Nesse relatório são exibidos, especificadamente, de quais localidades geográficas estão vindo seus cliques: país, região, área metropolitana e cidade.

Localizações do usuário

Fornece-lhe informações sobre o local onde o usuário impactado por seu anúncio está, usando as mesmas segmentações da aba geográfico.

Distância

Nessa aba você consegue saber qual a distância das pessoas que clicaram em seu anúncio em relação às suas extensões de local.

Termos de pesquisa

Aqui você tem dados de quantas vezes seus anúncios foram exibidos para termos de pesquisas específicos, inclusive os que foram exibidos por correspondência.

Pago e orgânico

Esta tabela mostra o desempenho de seus resultados pagos e orgânicos para cada pesquisa que acionou um anúncio ou uma listagem orgânica. Para essa ação, é preciso vincular o Webmaster ao Adwords.

Cliques Gratuitos

Sempre que um cliente coloca o cursor sobre seu anúncio ele está interagindo com o anúncio, clicando ou não nele. Se ele clicar em seu anúncio e o mesmo for interativo, algumas dessas interações serão gratuitas. Nesses casos, a interação é considerada como um “clique gratuito”.

Detalhes da chamada

Aqui você acompanha maiores informações sobre as chamadas realizadas com o auxílio das suas extensões de chamada, como duração da ligação, código de área, entre outros.

Conversões

Você pode escolher entre dois tipos de relatório: categoria de conversão ou nome de conversão. O mais interessante nessa aba são as conversões de visualização, que são as conversões contabilizadas quando o cliente vê um anúncio (mas não clica nele) e converte posteriormente; e a estatística total de conversões, que é o número mais preciso de conversões.

Com muitas análises a sua disposição, é válido que você explore a ferramenta a fim de descobrir informações antes desconhecidas, que podem e devem influenciar no rumo de suas campanhas online.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.