Mecanismo promete mais agilidade e precisão na busca por termo pesquisado
Na comemoração dos seus 15 anos, em 2013, o Google presenteou os usuários de seu popular mecanismo de busca com uma grande atualização apelidada de “Hummingbird” (beija-flor em inglês). A referência ao pássaro se deve à agilidade e precisão associadas à ferramenta.
O mecanismo totalmente novo recebe destaque pela maneira como o Google interpreta diferentes tipos de consultas, obtendo o real significado atrás de cada termo pesquisado. As atualizações anteriores Penguin e Panda foram ajustes realizados em cima de um mesmo algoritmo criado em 2001.
Melhores respostas
Com essa novidade, o Hummingbird pretende alcançar um novo patamar. As buscas serão mais completas de forma que se assemelhe a alguém falando, com todo o contexto dos significados envolvidos. Anteriormente, a busca tinha um foco definido, como alguém que digita.
Esse novo algoritmo da Google tem como objetivo analisar o modo como os termos de busca são escritos, palavra a palavra, para oferecer melhores respostas às perguntas dos usuários.
Todas as inovações tecnológicas estão evoluindo para ficarem mais adequadas ao uso humano. Essa ferramenta lidará melhor com pessoas por conversação, considerando o número crescente de usuários de busca móvel e de pesquisa por voz.
Facilidade com o Hummingbird
Com a mudança, os usuários terão mais facilidade para chegar ao conteúdo desejado e os resultados da busca exibem respostas mais eficientes para as necessidades dos internautas. Dessa forma, para SEO, o contexto dos conteúdos dos sites e blogs torna-se cada vez mais importante, devendo ser profundo e rico.
As buscas baseadas em perguntas, como “como fazer…?”, “onde está o ponto mais próximo…?” etc. terão excelentes respostas, já que agora o Google interpreta essas frases mais longas e fornece resultados diferentes para cada uma delas baseado em contexto. Ele detecta a intenção da pesquisa, dividindo-se em três categorias: navegacionais, informativas e transacionais.
Conteúdo mais rico
As buscas navegacionais são caracterizadas pela intenção de encontrar um site específico, por exemplo, “site da Nike Brasil” ou apenas “Sebrae”. As buscas informativas têm o objetivo de encontrar algo específico ou tirar dúvidas como “dicas de tirar mofo” ou “marcas de notebook”. As transacionais acontecem quando há a intenção de realizar alguma atividade: “estação de metrô mais próximo da rua…” ou “alugar piscinas de bolinha no RJ…”.
O Hummingbird abre a oportunidade para que as empresas aumentem o detalhe do conteúdo de seus sites, principalmente em páginas que oferecem produtos ou serviços, que geralmente não são ricas em conteúdo.
Com um conteúdo relevante e profundo, aumentam as chances do site ser a resposta em uma busca ampla de expressões. Outra dica é permitir que os visitantes possam compartilhar e comentar para manter o conteúdo popular e recente.
Busca universal
A busca universal também está mais ampla permitindo a exibição de elementos visuais, além dos resultados em textos, vídeos, imagens, avaliações dentre outros. Esse recurso já era utilizado antes do Hummingbird, no entanto, com o novo mecanismo serão utilizados com mais frequência, pois a intenção de busca será detectada.
Criar vídeos demonstrativos sobre determinado produto ou forma de fazer um exercício ou ainda utilizar mapa para localização do seu negócio são ferramentas ideais para aparecer mais nas buscas. Para ampliar a presença da sua marca é fundamental criar uma lista no Google Maps, produzir vídeos para o YouTube e otimizar as imagens do site da empresa para o Google Images.
Busca móvel
Com a invasão dos dispositivos móveis como tablets, smartphones e celulares, é comum as pessoas conectarem-se à internet por tais aparelhos. Portanto, é fundamental oferecer um site mobile, uma vez que a busca por voz ganha mais adeptos a cada dia. É recomendável optar pelo design responsivo que adapta o conteúdo da página conforme o dispositivo e resolução do visitante.
Cabe a cada empresa explorar a nova ferramenta investindo no contexto tendo como base os comportamentos navegacionais dos usuários. Novas estratégias de campanhas de marketing digital devem ser repensadas para otimizar ao máximo o uso do Google Hummingbird dando mais visibilidade para o seu negócio nas buscas.