Nesse glossário SEO além de conhecer o significado dos termos mais usados em SEO, você também poderá ler artigos relacionados.
Índice: A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z
Letra A
- Acessibilidade
- São técnicas utilizadas para tornar um site acessível para pessoas com deficiência.
- AdWords
- Programa de publicidade do Google AdWords baseados em palavras-chave e categorias de interesse.
- Afiliado
- Site que comercializa produtos ou serviços em nome de outro site. O afiliado oferece publicidade em troca de comissões.
- AJAX
- Asynchronous JavaScript and XML – Essa técnica, usada para aplicativos, carrega um novo conteúdo sem carregar a página por inteiro novamente.
- alt
- Utilizado para gerar uma descrição para as imagens.
- Algoritmo
- Definição de uma sequência de instruções para realizar uma determinada tarefa.
- Autoridade
- Quando uma página possui muito conteúdo de qualidade – não duplicado – sobre um assunto, geralmente possui uma grande autoridade.
Letra B
- Backlinks
- Links oferecidos por outros sites para seu site.
- Banimento
- Quando um site é excluído do índice de um mecanismo de busca.
- Barra de Ferramentas SEO
- Add-on ou extensão dos navegadores que oferecem informações adicionais sobre seu site, por exemplo a MozBar.
- Bing
- Mecanismo de busca da Microsoft que atua em parceria com o Yahoo!
- Black hat SEO
- São práticas de otimização que tentam burlar os mecanismos de busca.
- Blog
- Um site onde são realizadas publicações em ordem cronológica de forma regular. Essas postagens exibem uma área para comentários dos visitantes, propiciando discussões e trocas de ideias.
- Bot
- É um programa que procura automaticamente conteúdo pela internet para incluí-los em seu índice. Cada mecanismo de busca possui um bot próprio.
- Bounce rate
- Número de usuários que visitam um site e o deixa sem visualizar nenhuma outra página ou fecha o navegador.
- Breadcrumbs
- Estrutura de links, apresentada sobre o conteúdo principal de um site, que ajuda o visitante a entender a localização do conteúdo visualizado.
- Browserank
- Parecido com o PageRank do Google o Browserank é parte do sistema de classificação, utilizado pela Microsoft, que rastreia o padrão de navegação dos usuários.
- Busca orgânica
- Ver resultado de busca orgânica.
- Busca universal
- Quando os mecanismos de busca mostram na SERP resultados como imagens, vídeos, links e documentos podemos afirmar que está ativa a busca universal.
Letra C
- Cache
- São arquivos de páginas web armazenados no computador do visitante e/ou no banco de dados dos mecanismos de busca. Esse armazenamento agiliza o carregamento das páginas, uma vez que o arquivo já está na máquina do visitante.
- Cadastro
- Inserir manualmente ou automaticamente um site em um mecanismo de busca ou diretório.
- Canibalização de palavras-chave
- Usar a mesma palavra-chave em várias páginas de um site.
- CSS
- Cascading Style Sheets – São estilos visuais que dão vida as páginas e aos elementos de um site em HTML. O arquivo CSS controla a cor, tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, etc.
- Clique
- Ação de clicar em um link ou elemento HTML.
- Cloaking
- Técnica utilizada para mostrar conteúdo diferente de acordo com o IP do visitante.
- Código 301
- Indica que um conteúdo foi movido de um local para outro (migração de uma URL antiga para uma nova, de forma permanente) transmitindo toda a popularidade.
- Código 302
- Indica que um conteúdo foi movido temporariamente e portanto não transmite a popularidade.
- Código 404
- Indica que um conteúdo não foi encontrado, provavelmente a página foi deletada do servidor.
- Código 500
- Erro no servidor, portanto não foi possível acessar as informações solicitadas.
- Consulta
- Toda vez que um usuário digita uma palavra-chave, em um mecanismo de busca, ocorre uma consulta.
- Conteúdo duplicado
- Quando uma página apresenta um conteúdo idêntico ou muito similar a outra página.
- Conversão
- Toda vez que um objetivo é alcançado podemos dizer que ocorreu uma conversão.
- Cookie
- É um arquivo texto, gravado no computador do visitante. Esse arquivo armazena todo o padrão de navegação desse visitante.
- CMS
- Content Management System é um sistema de gestão de conteúdo que facilita a alteração e publicação.
- CTR
- Click-through rate ou taxa de cliques é o volume de cliques divididos pelo volume de impressões, ou seja, quanto maior a CTR teoricamente maior é o interesse do usuário por seu site.
Letra D
- Densidade de palavras-chave
- Número de vezes que uma palavra-chave aparece em uma determinada página.
- Diretório
- É um site onde editores humanos agrupam outros sites de acordo com categorias e temas. Um diretório é diferente dos mecanismos de busca que fazem a indexação de forma automática.
- DMOZ
- Diretório mais conhecido da internet. Os mecanismos de busca usam suas informações como base.
Letra E
- Endereço IP
- Cada servidor ou dispositivo conectado a internet recebe um IP. O endereço IP é uma sequência de números com esse formato 123.0.0.80 – Cada bloco de números representa o domínio, a rede, a sub-rede e o host.
- Endereço Web
- É o mesmo que URL e indica a localização de páginas na internet.
- Envio automatizado
- Utilizar softwares para enviar páginas para mecanismos de busca de forma automática.
Letra F
- Fazenda de links
- Grupo de sites interligados propositalmente para forçar o aumento da popularidade. Essa é uma técnica Black hat.
- Ferramenta de análise
- Sistema ou ferramenta que ajuda a colher dados de um site para análises. O Google Analytics é um bom exemplo de ferramenta de análise.
- Flash
- Tecnologia da Adobe capaz de criar elementos animados e com interatividade em sites.
- Frame
- É utilizado para combinar páginas separadas em uma única página. Utilizar esse método em páginas de conteúdo é muito ruim, pois como agrupa várias páginas em uma única página os mecanismos de busca não conseguem realizar a indexação corretamente.
Letra G
- Geotargeting
- Encontra a localização geográfica do usuário. Ao conseguir essa informação é possível entregar conteúdos direcionados e exclusivos. Um exemplo é a ferramenta Google AdWords onde é possível utilizar esse conceito nas campanhas de links patrocinados.
- Google bowling
- Técnica black hat para tentar prejudicar concorrentes. A ideia é cadastrar o concorrente em centenas de sites com baixa qualidade para que acabe sendo punido ou excluído dos mecanismos de busca.
- Google supplemental index
- É um índice secundário do Google, onde são listadas páginas duvidosas e portanto possuem menor probabilidade de aparecerem bem posicionadas nos resultados naturais Google.
- Googlebot
- Bot do Google (sistema) para rastrear conteúdo na internet.
- Grey hat SEO
- Projetos SEO que usam Black hat e White hat ao mesmo tempo. Também é considerado Grey hat as técnicas que não seguem a risca as recomendações dos mecanismos de busca.
Letra H
- HTML
- HyperText Markup Language ou HTML é a principal linguagem para criar páginas na internet. Escrever uma página HTML é como criar um documento no Word, pois utiliza a mesma lógica com um título, subtítulo, um parágrafo, uma imagem, uma tabela. O HTML utiliza tags ou marcações para que os navegadores entendam exatamente como exibir o conteúdo.
- Hub
- Sites que oferecem links apenas para sites confiáveis.
Letra I
- Impressão
- Quantidade de vezes que um usuário visualiza um anúncio, um resultado em um buscador ou uma página. Toda a vez que o usuário visualiza algo é contabilizada uma impressão.
- Indexação semântica
- O processo baseia-se na captação das palavras-chave de uma página e então é determinado as categorias e tópicos que aquele conteúdo está relacionado.
- Indexar
- É quando um bot inclui uma página ou site em seu mecanismo de busca.
- Indicadores-chave de desempenho (KPIs)
- Conjunto de dados ou métricas capazes de aferir se um objetivo está sendo alcançado em um projeto de search marketing.
- Índice
- É o banco de dados dos mecanismos de busca.
- Intenção de busca
- Cada usuário utiliza os mecanismos de busca com um propósito. Esse propósito é chamado de intenção de busca. Os anunciantes e os mecanismos de busca tentam entender essa intenção para oferecer resultados cada vez mais direcionados.
- Interlinking
- É a estrutura de ligação, através de links, entre várias páginas de um mesmo site. Essa ligação facilita a navegação dos usuários e dos bots.
- Inventário
- Espaços publicitários disponíveis em um site. Geralmente a compra desses espaços estão relacionadas ao número de impressões de cada página onde o anúncio será exibido.
- IP
- Internet protocol – É o protocolo de comunicação utilizado na internet para envio de dados.
- ISAPI_Rewrite
- É um módulo da Microsoft utilizado para reescrever URLs. Com esse mesmo recurso é possível criar URLs amigáveis para os mecanismos de busca.
- ISP
- Internet Service Provider ou Provedor de Serviços da Internet.
Letra J
- JavaScript
- É uma linguagem de programação que é executada no computador do usuário, portanto é possível interagir com o usuário sem solicitar ao servidor uma informação.
Letra K
- Keyword stuffing
- É uma técnica, black hat, onde palavras-chave são inseridas muitas e muitas vezes no documento apenas para aumentar a chance de indexação, estragando a leitura do texto e até mesmo a usabilidade do site.
- KPIs
- Indicadores chave de desempenho ou key performance indicators
Letra L
- Landing page
- Também chamada de página de destino, pode ser definida como o local onde o internauta chega em seu site ou e-commerce.
- Link absoluto
- Mostra o endereço completo de um conteúdo na web e não apenas uma parte. Um exemplo de link absoluto seria https://www.mzclick.com.br/ – Leia link relativo.
- Link bait
- Uma página web feita com conteúdo extremamente interessante, útil ou engraçado onde o objetivo é atrair links externos de outros sites.
- Link de chegada
- Qualquer link externo para seu site.
- Link de saída
- Qualquer link que você faça para outro site.
- Link de texto
- Link HTML vinculado a um texto puro.
- Link farm
- Leia fazenda de links.
- Link interno
- Qualquer link dentro do seu site que aponte para seu próprio site. São links que geralmente auxiliam a navegação dos usuários.
- Link juice
- É a porção de popularidade, confiabilidade e autoridade transmitida toda vez que um link é criado.
- Link relativo
- É um link que não apresenta o caminho completo. Ao criar um link para /agencia.html você estará apontando uma página específica dentro de um mesmo diretório, relacionado a raiz do site. O link relativo é diferente de um link absoluto onde ocorre um apontamento para um endereço completo.
- Linkerati
- Sites que oferecem links para conteúdo de qualidade. Blogs, portais, revisas e jornais tendem a oferecer links de qualidade.
- Links recíprocos
- Sites que oferecem um link em troca de outro. É a técnica conhecida como troca de links e também é considerada como black hat quando feita em excesso ou para obter popularidade forçada.
- Listas negras
- Lista com sites que tendem a usar black hat. Os mecanismos de busca utilizam essa lista para banir ou punir esse tipo de site.
- Logfile
- É o registro que os servidores fazem sobre os acessos a um site. Esse registro pode incluir data, hora, navegador e outras informações de acesso.
- Long tail
- Palavras-chave longas, geralmente com mais de 3 termos. Exemplo: otimização de sites seo em são paulo.
Letra M
- Marketing para mecanismo de busca
- Também conhecido como (SEM – Search Engine Marketing) é todo projeto de marketing relacionado aos mecanismos de busca. A otimização de sites, links patrocinados e estratégias de conteúdo para mídias sociais fazem parte de um projeto de SEM.
- Marketing para mídias sociais
- Também conhecido como (SMM – Social Media Marketing) é todo projeto de marketing relacionado as mídias sociais.
- Mashups
- União de dois aplicativos ou serviços da internet para criar um novo serviço. Exemplo: Uma página com um mapa mundial que usa o Google Maps e Twitter para mostrar em qual local geográfico estão tratando o tema SEO.
- Meta descrição
- Ou meta description é uma meta tag onde é possível inserir uma descrição de uma página específica. Essa descrição geralmente é exibida nos resultados de busca e ajuda a aumentar a taxa de cliques sobre seu resultado orgânico, uma vez que podemos criar uma descrição chamativa para um conteúdo.
- Meta palavra-chave
- Ou meta keywords é uma meta tag onde é possível inserir palavras-chave que estão relacionadas ao conteúdo de uma página específica. Os mecanismos de busca não consideram mais essa meta tag, portanto não perca tempo preenchendo a meta tag keywords.
- mod_rewrite
- É um módulo para servidor Apache utilizado para reescrever URLs. Com esse mesmo recurso é possível criar URLs amigáveis para os mecanismos de busca.
Letra N
- Navegador web
- Software utilizado por usuários para navegar pela internet. O Chrome, o Internet Explorer, o Firefox, o Safari e o Opera são os navegadores web mais utilizados.
- NoFollow
- É um atributo que quando utilizado no link (rel=”NoFollow”) ou no cabeçalho da página você não irá transmitir popularidade para a(s) página(s) referenciada(s).
- NoIndex
- Essa instrução, quando incluída no cabeçalho de uma página, diz aos mecanismos de busca para não indexarem essa página. É uma instrução interessante quando você pretende esconder um conteúdo exclusivo do seu site, por exemplo.
Letra O
- Otimização de sites (SEO)
- Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas é o processo de otimização de um site para aumentar os resultados originados dos mecanismos de busca.
- Offpage
- Processo de SEO relacionado a produção de conteúdo para obter referências externas de qualidade. O offpage também pode ser chamado de link building.
- Onpage
- Processo de SEO relacionado a estrutura do seu site. Otimização de conteúdo, meta tags, estrutura de navegação, distribuição de links internos, títulos, otimização de imagens e outros fatores são considerados onpage.
Letra P
- Pagejacking
- Cópia do conteúdo de um site com alta popularidade e autoridade. Copiar conteúdo é uma péssima estratégia, pois os mecanismos de busca conseguem identificar o conteúdo original e portanto não indexam o site que faz cópias.
- Pagerank
- É um sistema criado por Sergey Brin e Larry Page. O PageRank utiliza links como forma de medir a importância de um site. Cada link para um site é contabilizado como um “voto” e quanto mais “votos” você conquistar, maior será seu PageRank.
- Página de resultado do mecanismo de busca
- Também chamada de (SERP – search engine results page) é a página de resultado de um mecanismo de busca.
- Página estática
- Página de um site que apresenta sempre o mesmo conteúdo.
- Página doorway
- É uma página de entrada que contém um conteúdo repleto de palavras-chave com um único link para um site ou página comercial. O propósito é conquistar maior tráfego.
- Páginas indexadas
- São páginas de um site que foram adicionadas em um mecanismo de busca. Uma página pode ser indexada, mas seu posicionamento orgânico ser ruim.
- Palavras-chave
- É uma palavra ou um conjunto de palavras que o usuário digita no mecanismo de busca para encontrar sites relacionados. É possível que uma palavra-chave acione um resultado orgânico e/ou um resultado patrocinado nos mecanismos de busca.
- Portable Document Format é um arquivo da Adobe que apresenta um conteúdo com formatação livre (texto + imagem) e geralmente é usado para impressão. Pode ser aberto fora do navegador, bastando apenas ter um software instalado.
- Pesquisa de palavra-chave
- Estudo baseado no objetivo do site para determinar quais palavras-chave serão utilizadas durante um processo de busca nos mecanismos de pesquisa.
- PHP
- Linguagem de programação para servidores Linux usada para criação de sites dinâmicos. Possui código aberto.
- Popularidade de links
- Quanto mais popular é um site, maior a popularidade que ele pode passar através dos links que criam para outros sites.
- Publicidade contextual
- Publicidade que é veiculada em sites onde o conteúdo está relacionado ao tema da peça.
Letra Q
- Query
- Solicitação feita aos mecanismos de busca através de uma palavra-chave.
Letra R
- Redirecionamento
- Conduzir o visitante, de um site, de forma automática de uma URL para outra.
- Reescrita de URL
- Tornar URL amigável para os usuários e mecanismos de busca.
- Referência
- Um site que oferece um link para outro site, faz uma referência e torna-se referenciador.
- Relevância
- É a relação entre o conteúdo apresentado por uma página X o conteúdo buscado.
- Resultado de busca orgânica
- Resultados não pagos apresentados nos mecanismos de busca.
- robots.txt
- Arquivo texto, geralmente localizado na raiz de um site, responsável em indicar para os robôs de busca quais conteúdos podem ser acessados ou não.
Letra S
- Sandbox
- Local temporário onde os sites novos permanecem antes de serem indexados.
- SEM
- Acrônimo para search engine marketing.
- SEO
- Acrônimo para search engine optimization.
- SERP
- Acrônimo para search engine results page.
- Site afiliado
- É um site que vende produtos de outros sites.
- Sitemap
- É um arquivo, geralmente no formato XML, que lista de forma estruturada todas as páginas indexáveis de um site. Esse sitemap deve ser enviado aos mecanismos de busca para informá-los sobre a localização e frequência de atualização de conteúdo.
- Spam de comentários
- Comentar repetidas vezes em vários blogs apenas para gerar link de referência ao seu site. Vale lembrar que geralmente os links de referência em comentários não passam popularidade, portanto só faça comentários que façam sentido e dessa forma aumente indiretamente sua popularidade.
- Spider
- O mesmo que bot.
- Stop Words
- Palavras que não são consideradas nas querys de busca natural. Os artigos e preposições são exemplos de stop words.
Letra T
- Tag de cabeçalho
- São as tags h1, h2, h3, h4, h5 e h6. Um cabeçalho é como um “resumo” para o parágrafo em questão, ele segue a hierarquia onde o h1 é o cabeçalho principal o “título” do conteúdo, o h2 é o cabeçalho que representa o “sub-título” e assim por diante.
- Tag de título
- Uma das tags mais importantes da página, pois representa o título da página. A tag title é perceptível na barra do navegador geralmente localizada logo acima do botão voltar.
- Tag de título
- Uma das tags mais importantes da página, pois representa o título da página. A tag title é perceptível na barra do navegador geralmente localizada logo acima do botão voltar.
- Tempo de carregamento da página
- Tempo que uma página demora para carregar completamente para o usuário. Quanto mais rápido for o tempo de carregamento, melhor posicionado seu site ficará nos mecanismos de busca.
- Termo de pesquisa
- Palavra-chave utilizada para encontrar um conteúdo em qualquer mecanismo de pesquisa.
- Texto âncora
- Um texto âncora é a parte textual de um link. Os mecanismos de busca utilizam essa parte textual (texto âncora) para entender a relação contextual com a página referenciada pelo link.
- TrustRank
- Mostra quanto uma página é confiável. Os mecanismos de busca criam essa relação de sites confiáveis e não divulgam essa lista, porém afirmam que confiam mais em determinados sites para checar a transmissão de link juice.
Letra U
- URL
- Uniform Resource Locator é o endereço de uma página na internet.
- Usabilidade
- Refere-se a facilidade ou não de realizar uma tarefa em um site.
- User agent
- Faz referência e colhe algumas informações sobre o bot que visitou seu site.
Letra V
- Visitantes únicos
- É o número total de visitantes únicos em seu site, ou seja, se um mesmo visitante visitar seu site 5 vezes em um mesmo dia você receberá a métrica: 1 visitante único com 5 visitas.
Letra W
- White hat SEO
- Técnicas éticas e que respeitam 100% as diretrizes dos mecanismos de busca e não tentam manipular os resultados com técnicas black hat seo.
Letra X
- XML
- XML ou eXtensible Markup Language é uma forma de estruturar informações seguindo uma hierarquia lógica.
Letra Z
- Zacho
- Ricardo Zacho é especialista em SEO e responsável por esse Glossário de SEO.