Fundo de Funil: Como produzir conteúdo para essa etapa?
Chegando na reta final da nossa trilogia de conteúdos sobre funil de vendas – a primeira parte e a segunda parte foram dedicadas para compreender o que é o topo e meio de funil e como produzir conteúdo de qualidade para conquistar leads qualificados. Agora é o momento de focar em conteúdo para a conclusão da compra.
Retomando o exemplo de mochilas de notebooks que havíamos falado anteriormente nas duas etapas do funil anteriores, imagine que você já compreenda que necessita de uma nova mochila, já comparou alguns modelos e tem buscado entre as alternativas os prós, os contras e os preços de todas as opções do mercado que mais te atraíram. Eis que acha alguns reviews daquela mesma empresa que havia feito os artigos sobre como escolher uma boa mochila de notebook e sua lista de modelos disponíveis no mercado com um cupom de desconto exclusivo por tempo limitado.
Dessa forma, ficou mais simples compreender o trajeto do topo ao fundo do funil, não é? O material produzido para o fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que o seu produto é o que melhor atender a necessidade dele.
O que é fundo de funil? (BoFu)
Estamos agora na última fase de compras no inbound marketing: o fundo do funil (bottom of funnel). Os leads que se localizam nesse ponto são importantíssimos, é um público que está em um maior grau de engajamento e mais próximos de tornarem-se clientes. Eles já sabem o problema, já sabem a solução e agora é o momento da cartada final: conduzir o cliente a escolher a sua empresa para solucionar o problema dele.
Como produzir conteúdo para fundo de funil?
Ainda que a maior parte dos investimentos de tempo e dinheiro sejam em conteúdos para o topo do funil (ToFu) o foco de sua empresa não deixou de ser a concretização de uma conversão. Se no topo do funil os conteúdos são em maior volume, para o fundo do funil a empresa deve focar na qualidade da abordagem para a venda, uma vez que ele é voltado para um público que está pronto para comprar.
Nessa fase, portanto, o que está na jogada é a decisão do cliente, pois é um lead que está pronto para efetuar uma compra. É importante que os artigos da sua empresa sirvam como uma fonte de esclarecimento de dúvidas: “Por que comprar esse produto”, “Qual o custo benefício?”, “Como ele funciona?”. Deu pra perceber que se trata de uma abordagem bem diferente do restante da jornada de compra porque exige um alinhamento com o produto, a equipe e o processo de vendas.
É preciso estruturar seus conteúdos sobre uma métrica da jornada da sua Buyer Persona. A jornada do consumidor é essencial para definir CTAs e abordagens mais adequadas a cada fase do funil. Ao considerar suas estratégias e a jornada do consumidor em conjunto, as chances de seus investimentos trazerem retornos se torna muito maior.
Formatos de Conteúdo para Fundo de Funil
• Catálogo de Produtos: uma lista organizada dos produtos comercializados/oferecidos por sua empresa. É ideal que ofereça informações extras, imagens, descrição, preço e um ID.
• Cupons de desconto e frete grátis: esse tipo de abordagem gera um maior interesse em adquirir o seu produto, pois oferecem algo com condições mais atraentes.
• Free Trial: teste do produto de maneira gratuita por um tempo limitado. Mesmo que a compra não seja efetuada, é proveitosa por também oferecer oportunidades de receber feedbacks sobre o produto ou serviço.
• Cases de Sucesso: permitem que o lead conheça – pela experiência de outros clientes – a confiabilidade da empresa. Podem ser de formatos variados:
– E-books
– Infográficos
– Webinars
Vale lembrar que esses são apenas alguns dos muitos formatos que podem ser produzidos os conteúdos para fundo de funil.
Caso tenha dúvidas sobre suas estratégias de marketing de conteúdo entre em contato conosco.
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