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SEO - Otimização de Sites

Flutuações no ranqueamento

A importância da internet varia de negócio para negócio. Para alguns modelos a internet é vital, para outros modelos a internet significa um local para expor a marca e aumentar a consolidação da mesma.

Se os dois modelos, citados acima, falarem sobre o mesmo assunto eles irão concorrer quando o assunto é buscador.

Dia após dia milhares de novos sites surgem produzindo conteúdo parecido e, portanto, só catalogar toda essa informação já seria complicado, imagine decidir qual site é o melhor sobre um determinado assunto.

Esse é o trabalho dos buscadores.

Para manter os resultados orgânicos satisfatórios, os buscadores investem tempo em melhorar o seu algoritmo de indexação / ranqueamento e mudanças ocorrem constantemente.

Essas mudanças podem afetar diretamente seu site, fazendo com que ele melhore ou piore o ranqueamento de uma hora para outra, sem explicação. Isso é algo normal em projetos de SEO.

Essa flutuação irá ocorrer, quer você queira ou não. É totalmente natural que isso ocorra, porém é importante observar a tendência.

Se ao analisar 3 meses você perceber uma queda constante no posicionamento de uma palavra-chave é importante ficar atento. Alguma mudança na estratégia SEO pode ter disparado um comportamento negativo em seu processo de ranqueamento e será necessário corrigi-lo imediatamente.

Fatores positivos para o processo atual de ranqueamento

Essa lista não está ordenada de acordo com a importância, lembre-se que cada buscador possui uma lógica diferente.

  • Produzir conteúdo único e original;
  • Título da página;
  • Autoridade do conteúdo;
  • Popularidade do conteúdo;
  • URL amigável;
  • Idade do site (quanto mais antigo, melhor);
  • Publicar conteúdo nas redes sociais;
  • Produzir vídeos;
  • Otimização de imagens.

Fatores negativos para o processo atual de ranqueamento

Essa lista não está ordenada de acordo com a importância, lembre-se que cada buscador possui uma lógica diferente.

  • Repetição excessiva de palavras-chave no conteúdo;
  • Conteúdo duplicado ou copiado de outro site;
  • Compra de links em outros sites para aumentar a popularidade;
  • Troca de links entre sites “amigos”.

Trabalhe nos fatores positivos de ranqueamento e esqueça os fatores negativos, pois eles irão prejudicar seu posicionamento orgânico.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.