A importância da internet varia de negócio para negócio. Para alguns modelos a internet é vital, para outros modelos a internet significa um local para expor a marca e aumentar a consolidação da mesma.
Se os dois modelos, citados acima, falarem sobre o mesmo assunto eles irão concorrer quando o assunto é buscador.
Dia após dia milhares de novos sites surgem produzindo conteúdo parecido e, portanto, só catalogar toda essa informação já seria complicado, imagine decidir qual site é o melhor sobre um determinado assunto.
Esse é o trabalho dos buscadores.
Para manter os resultados orgânicos satisfatórios, os buscadores investem tempo em melhorar o seu algoritmo de indexação / ranqueamento e mudanças ocorrem constantemente.
Essas mudanças podem afetar diretamente seu site, fazendo com que ele melhore ou piore o ranqueamento de uma hora para outra, sem explicação. Isso é algo normal em projetos de SEO.
Essa flutuação irá ocorrer, quer você queira ou não. É totalmente natural que isso ocorra, porém é importante observar a tendência.
Se ao analisar 3 meses você perceber uma queda constante no posicionamento de uma palavra-chave é importante ficar atento. Alguma mudança na estratégia SEO pode ter disparado um comportamento negativo em seu processo de ranqueamento e será necessário corrigi-lo imediatamente.
Fatores positivos para o processo atual de ranqueamento
Essa lista não está ordenada de acordo com a importância, lembre-se que cada buscador possui uma lógica diferente.
- Produzir conteúdo único e original;
- Título da página;
- Autoridade do conteúdo;
- Popularidade do conteúdo;
- URL amigável;
- Idade do site (quanto mais antigo, melhor);
- Publicar conteúdo nas redes sociais;
- Produzir vídeos;
- Otimização de imagens.
Fatores negativos para o processo atual de ranqueamento
Essa lista não está ordenada de acordo com a importância, lembre-se que cada buscador possui uma lógica diferente.
- Repetição excessiva de palavras-chave no conteúdo;
- Conteúdo duplicado ou copiado de outro site;
- Compra de links em outros sites para aumentar a popularidade;
- Troca de links entre sites “amigos”.
Trabalhe nos fatores positivos de ranqueamento e esqueça os fatores negativos, pois eles irão prejudicar seu posicionamento orgânico.