Explorar todas as possibilidades do Google Webmaster Tools não só é recomendável, como essencial se você deseja compreender todos os aspectos influenciáveis e mensuráveis de um projeto de otimização utilizando uma ferramenta webmaster.
O relatório “Consultas de Pesquisa”, por exemplo, foi idealizado para ajudar ao profissional do SEO na detecção de pesquisas do tráfego orgânico que “aterrissaram” diretamente em um site ou página específica do seu projeto, incluindo o número de visualizações em determinado período.
Começando a exploração
Navegar pelo relatório é bem simples: basta clicar na guia “Tráfego de pesquisas” ao lado esquerdo da tela e, na sequência, “Consultas de pesquisas”. A tela será preenchida com diversos dados no formato de gráficos, fáceis de interpretar e divididos por filtros que tornam a consulta mais organizada e dinâmica.
Você pode, por exemplo, explorar informações sobre quais as palavras-chaves foram utilizadas pelos internautas que chegaram ao seu site via imagens ou vídeos e, ainda, de qual aparelho originou-se a visita (computadores ou dispositivos móveis). Também é possível descobrir as principais páginas orgânicas, através dos números de impressões, cliques, CTR e posição média.
Para ir um pouco além disso, basta visualizar a página “Detalhes da Consulta” clicando em uma das palavras-chave. Nela, serão apresentadas informações sobre a página e a posição média nos resultados de pesquisa.
Por que utilizar esse relatório?
Os dados das “Consultas de Pesquisas” são imprescindíveis para quem deseja melhorar todas as ações de otimização. Com ele, é possível fazer uma revisão completa das palavras-chave, alinhando-as com os termos mais utilizados pelo público-alvo e, principalmente, ao conteúdo postado no site.
Somente essa possibilidade já é de suma importância se o projeto envolve campanhas no Google AdWords e demanda anúncios com palavras-chave assertivas para aumentar as taxas de conversão.
Outra ação passível de ser executada na ferramenta webmaster é a comparação da versão responsiva do site – ou seja, aquela que será exibida em dispositivos móveis – à versão dos computadores desktops, de modo a obter conclusões sobre o que deve ser melhorado de uma versão para a outra. Muitas vezes os ranqueamentos de uma versão para outra são diferentes, por isso análises individuais e comparativas são importantes.
Conheça nosso curso de SEO online!
Dúvidas? Fale com um especialista!