Featured snippets são respostas rápidas que o Google apresenta de acordo com a pesquisa de um usuário. Essa caixa que é exibida, ou simplesmente uma featured snippets, possui uma resposta direta e um link para o artigo completo. Você poderá encontrar os snippets nos formatos parágrafo, tabelas e listas.
Veja um exemplo:
Como funcionam os featured snippets?
Esses trechos em destaque ou respostas rápidas, possuem um grande destaque na SERP do Google e por isso ganharam muita importância para um projeto de SEO. Atenção: O Google vai selecionar as melhores respostas e exibir automaticamente essa caixa. Não é possível manipular esse resultado, porém é possível otimizar um conteúdo para favorecer essa visibilidade.
Esse destaque está relacionado a qualidade do seu conteúdo, então você terá que dedicar um tempo a isso!
Otimização de conteúdo X featured snippets
Não basta escrever um bom conteúdo, é preciso otimizar! Eu faço referência a uma boa semântica de palavras, estruturação textual, otimização de imagens, profundidade do tema, títulos, heading tags, etc.
Com uma boa otimização das heading tags é possível ter mais de uma caixa de resposta por conteúdo, pois assim o Google pode capturar diversas respostas e oferecê-las para seus usuários de forma direta.
Quais os tipos de featured snippets?
Parágrafo: Apresenta um texto corrido na caixa destaque.
Lista: Apresenta uma lista na caixa destaque.
Tabela: Apresenta uma tabela na caixa destaque.
Como otimizar seu conteúdo para ter um featured snippets (parágrafo, lista e tabela)?
- Caso opte por exibir um parágrafo: Mantenha o primeiro parágrafo, logo após a heading tags, com uma média de 45 palavras.
- Caso opte por exibir uma lista: Faça uma com mais de 4 itens e em média 10 palavras por item.
- Caso opte por tabela: Faça uma tabela com até 3 colunas e mais de 8 linhas.
- Pesquise por suas palavras-chave e avalie se o resultado da featured snippets é um parágrafo, lista ou tabela.
- O tempo de resposta, para aparecer um featured snippets, pode variar entre uma semana a 6 meses.
- Reavalie suas principais palavras-chave, atualize e otimize seu conteúdo.
Como colocar em prática a otimização de conteúdo com foco em featured snippet?
É fundamental manter uma base de dados para analisar as oportunidades disponíveis em cada uma das suas URLs e palavras-chave. Vale ressaltar que seu foco de otimização deve ser em palavras-chave onde sua URL já está ranqueada na primeira página, pois grande parte das featured snippet são retirados de textos bem posicionados.
Analisando os dados da tabela: Vou partir da premissa que em nenhuma das URLs, da imagem acima, eu tenho uma featured snippet, portanto eu devo começar o trabalho de otimização de conteúdo na palavra-chave A, pois ela apresenta o maior volume de buscas por mês e tem uma grande chance de obter a featured snippet pois está na primeira página.
Perceba que a palavra-chave C eu otimizo por último, mesmo tendo um grande volume de buscas, pois eu ainda não estou ranqueado na primeira página de resultados do Google.