Já aconteceu em sua campanha do Facebook aparecer um aviso de que um de seus anúncios não estava recomendado à ser veiculado por conter mais de 20% de texto na imagem, e que você poderia estar perdendo alcance e dinheiro?
Essa é a famosa regra dos 20% de texto do Facebook e o resultado deste tipo de erro pode ser negativo e prejudicial para suas campanhas.
O que é a regra dos 20% do Facebook?
O Facebook possui uma regra que estipula que qualquer imagem adicionada à um anúncio deve ter no máximo 20% de texto na composição gráfica da mesma. Caso esse limite seja ultrapassado, a veiculação de sua campanha pode ser reduzida, sendo que algumas vezes o anúncio não chega a ser veiculado por reprovação.
Lembrando que essa regra é válida apenas para as imagens utilizadas em anúncios. Publicações da sua página, que não são utilizadas em anúncios, não estão sujeitas a esta regra.
O conceito de texto na imagem inclui: logotipo baseados em texto, foto, ilustração, marca d’água utilizados no anúncio, etc.. Por exemplo, se você possui uma foto que mostra a fachada de seu estabelecimento, o letreiro da mesma poderá ser considerado como texto, assim como a inclusão de seu logotipo e divulgação de um texto promocional.
Como identificar que a imagem possui mais de 20% de texto?
Ao desenvolver seu anúncio, caso a imagem ultrapasse a porcentagem de texto delimitada, o Facebook automaticamente alertará com uma mensagem. Porém, para evitar este erro, você pode usar a ferramenta de Facebook Overlay, popularmente conhecida como ferramenta de sobreposição de texto, para verificar se a campanha pode ser veiculada.
Ao acessar a ferramenta, você deverá fazer upload da imagem desejada para o anúncio:
Há quatro classificações possíveis para o texto em sua imagem, que são:
Embora haja ainda muita discussão sobre quebrar ou não a regra dos 20%, fato é que se a rede social um status que não seja “Texto da imagem: OK”, você deve se prevenir, pois o algoritmo de distribuição irá reduzir a exposição de seu anúncio.
Não levar este fato em consideração pode gerar retrabalho, pois para corrigir o anúncio será necessário voltar para a equipe de design, para a equipe de mídia e ainda assim aguardar toda a campanha ser refeita para poder ser veiculada. Por isso recomendamos que fique atento(a).
Caso o status de classificação seja “Texto da imagem: Alta”, seu anúncio não poderá ser veiculado.
Gostou da dica? Aproveite e confira nosso artigo sobre por que impulsionar no Facebook não é mais uma escolha.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_cta h2=”Faça o download do nosso guia: 5 ferramentas digitais para buscar um relacionamento com o cliente” color=”juicy-pink” add_icon=”top” i_icon_fontawesome=”fa fa-book” i_color=”white” i_background_style=”rounded” i_background_color=”juicy_pink” i_size=”xl” i_on_border=”true” css=”.vc_custom_1541695919915{border-top-width: 2px !important;border-right-width: 2px !important;border-bottom-width: 2px !important;border-left-width: 2px !important;border-left-color: #000000 !important;border-left-style: groove !important;border-right-color: #000000 !important;border-right-style: groove !important;border-top-color: #000000 !important;border-top-style: groove !important;border-bottom-color: #000000 !important;border-bottom-style: groove !important;border-radius: 30px !important;}”][dinamize-form id=”10418″][/vc_cta][/vc_column][/vc_row]