A tecnologia tende a se convergir cada vez mais aos hábitos diários das pessoas, desde o alarme do celular que substituiu os tradicionais despertadores aos instantâneos e-mails que ocuparam o lugar das correspondências físicas facilitando a comunicação à distância. Neste mesmo tópico podemos citar ainda a conveniência da troca de SMS, aplicativos de mensagens instantâneas que permitem também mensagens de voz, redes sociais, jogos eletrônicos, câmeras de vídeo e fotográficas embutidas no smartphone ou celular, entre outros. A vida que podem chamar de offline já se tornou parte de uma rotina online e vice-versa.
Partindo desta premissa de multi utilização dos dispositivos com conexão à internet fica mais fácil compreender a necessidade de explorar as mais diversas mídias na internet: porque o público já está fazendo isso de forma natural. Pessoas que compram em lojas físicas dão suas opiniões em sites e os consumidores web compartilham suas experiências em suas redes sociais sendo eles mesmos os divulgadores de informações que poderão falar muito bem de uma marca ou comprometer a imagem desta com impressões negativas.
Sempre online para o consumidor
Por isso muitas empresas já estão apostando na unificação de seus canais de atendimento em e-mails, chats, redes sociais e telefônico, e no caso de estabelecimentos com lojas físicas, a operação também tem sido integrada para que a estratégia seja completa e funcione com harmonia. O objetivo é estar disponível ao público nas mais variadas formas de atendimento e agilizando essa comunicação, já que a velocidade da informação cria a necessidade de rapidez também no retorno ao cliente. Se a concorrência tiver uma presença mais ativa e com um tempo de resposta mais ágil devido à integração dos seus meios de comunicação será difícil ganhar essa disputa de atenção.
Para que a operação ocorra de forma organizada consultorias podem se encarregar do processo de pesquisa, implementação e monitoramento de estratégias de marketing digital. Visando atingir os resultados satisfatórios que as marcas almejam no e-commerce e no ambiente virtual em geral, é necessário contar com especialistas para desvendar o funcionamento das diversas mídias na internet. Cada canal costuma ter uma linguagem, limitações e necessidades específicas sendo que todos têm uma importância relevante na construção da imagem das empresas e agregam valor às marcas.
Pluralizar as maneiras no qual a empresa se faz presente também auxilia no aumento da confiança do consumidor e de possíveis clientes. Ter mais opções sobre como contatar uma loja ou prestadora de serviços para tirar dúvidas deixara o público mais à vontade, além de elevar o alcance em sites de busca e nas redes.