Categorias
Links Patrocinados

Entenda o Índice de Qualidade do Adwords

O índice de qualidade é uma nota de 1 a 10 que cada palavra-chave de sua campanha recebe e que afeta diretamente a classificação dos seus anúncios. Essa nota é estimada de acordo com a taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio e a experiência da página de destino da palavra-chave.

Um índice de qualidade alto significa que sua página de destino e anúncios são relevantes para a palavra-chave e, principalmente, para os usuários.

Quais os benefícios de um alto Índice de Qualidade?

Obter um índice de qualidade alto tem ótimos benefícios, conheça alguns deles:

  • Qualificação para o leilão de anúncios: índices de qualidade melhores fazem com que seus anúncios entrem no leilão de maneira mais barata e fácil. Além disso, as métricas de qualidade de anúncios determinam se os seus anúncios estão aptos a serem exibidos ou não.
  • CPC (Custo por Clique) real: os anúncios de maior qualidade na maioria das vezes recebem CPCs reais mais baixos, fazendo com que você gaste menos por clique.
  • Estimativa de lance de primeira página da sua palavra-chave: com a maior qualidade, os anúncios tem estimativa de lance de primeira página menor, isto é, esses anúncios tem maior facilidade e probabilidade de serem exibidos na parte superior da página.
  • Posicionamento do Anúncio: com índice de qualidade melhor o seu anúncio tem maior chance de ser exibido nas primeiras posições da página com um CPC menor;
  • Qualificação para extensões de anúncio e outros formatos de anúncio: anúncios de melhor qualidade tem maiores chances de terem suas extensões de anúncio exibidas.

Como verificar o Índice de Qualidade?

Você pode acompanhar o índice de qualidade de suas palavras-chave a qualquer momento, diretamente na sua conta Adwords.  Existem  duas maneiras de realizar essa verificação, confira o passo a passo de cada uma:

Diagnóstico de palavra-chave

  1. Clique na guia “Campanhas”, na parte superior da página;
  2. Selecione a guia “Palavras-chave”;
  3. Clique no balão de diálogo branco próximo ao status de qualquer palavra-chave. Nesse ícone você encontrará detalhes sobre o índice de qualidade da palavra, como por exemplo: taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino.

Coluna índice de Qualidade

  1. Clique na guia “Campanhas”, na parte superior da página.
  2. Selecione a guia “Palavras-chave”.
  3. Localize a coluna “Índice de qualidade” na tabela de estatísticas.

Se essa coluna não estiver presente na sua tabela, adicione-a da seguinte forma:

  • Clique no menu suspenso “Colunas” na barra de ferramentas acima da tabela de estatísticas.
  • Selecione “Modificar colunas”.
  • Selecione “Atributos”.
  • Clique em “Adicionar” ao lado de Índice de qualidade.
  • Clique em “Salvar”.

Com tudo, índices de qualidade melhores fazem com que você tenha menores custos e posições melhores para os anúncios. Os anúncios de maior relevância tendem a serem mais clicados e serem exibidos em posições melhores, trazendo melhores resultados a sua campanha.

Dúvidas? Pergunte a um especialista!