As diretrizes para Webmasters do Google servem para auxiliar o buscador a indexar e classificar os sites. Essas diretrizes destacam algumas práticas ilícitas que podem levar a retirada de sites do índice de pesquisa do Google de forma manual ou por algoritmos de spam e algumas práticas que devem ser seguidas. Entenda um pouco mais sobre as quatro principais diretrizes do Google:
Diretrizes de design e conteúdo
- Produza um site com uma hierarquia nítida e links de texto. As páginas devem estar acessíveis a partir de um link estático;
- Proporcione um sitemap a seus usuários com links para páginas importantes de seu site;
- Use um número plausível de links por página (recomendado, no máximo 100);
- Transmita informações claras e objetivas sobre sua empresa através de conteúdos originais;
- Estude como os usuários pesquisariam para encontrar o seu site/produtos/serviços e determine palavras-chave relevantes para usar nas suas páginas;
- Utilize title e ALT claros que descrevam as suas imagens.
Diretrizes Técnicas
- Impeça que o os buscadores tenham dificuldades em localizar o seu site;
- Permita que os buscadores rastreiem seu site sem que IDs de sessão acompanhem suas trajetórias no site;
- Verifique se o seu servidor da Web suporta o cabeçalho HTTP If-Modified-Since;
- Utilize o arquivo robots.txt. Este arquivo auxilia os buscadores a saberem quais páginas e/ou diretórios podem ou não ser rastreados/indexados;
- Realize testes em seu site para certificar-se que ele aparece adequadamente em todos os navegadores e aparelhos;
Monitore o tempo de carregamento do seu site e otimize-o para que fique mais rápido.
Diretrizes de Qualidade
- Produza páginas em seu site pensando principalmente em seus usuários e não apenas nos mecanismos de busca;
- O mais importante: não engane seus usuários;
- Não faça truques para melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de busca.
Não utilize as seguintes técnicas, consideradas Black Hat, evitando que seu site possa ser penalizado:
- Geração de conteúdo de forma automática;
- Troca ou Compra de Links;
- Criação de página sem conteúdo original ou que agregue valor ao usuário;
- Uso de links ou textos ocultos;
- Estratégias de Cloaking;
- Doorways.
Ainda com dúvidas? Entre em contato com nossos especialistas em marketing digital e descubra como podemos auxiliá-lo.