Por que os relatórios do Google Adwords e Google Analytics mostram números diferentes?
Existe uma diferença entre cliques e visitas.
- Cliques: Quantas vezes o anúncio foi clicado por um visitante.
- Visitas: Sessões exclusivas iniciadas por um visitante.
Confira vários casos aplicados:
- A pessoa clica três vezes sobre um anúncio Adwords, o relatório do Google Adwords apresentará exatamente a quantidade de cliques recebidos. O Analytics entenderá que aquele é o mesmo visitante e contabilizará apenas uma visita.
- A pessoa clica no anúncio e adiciona essa URL como favorita. Algumas horas depois ela faz uma nova visita, através desse link favorito e efetua uma compra. O Adwords marcará apenas um clique e o Analytics anotará duas visitas, pois o mesmo visitante fez o uso de duas sessões diferentes.
- A pessoa clica no anúncio e antes de terminar o carregamento da página clica no botão voltar. Nesse caso será registrado um clique pelo Adwords e talvez nenhuma visita pelo Analytics, pois os códigos da página não foram 100% carregados.
- O Google pode filtrar automaticamente cliques inválidos em suas campanhas, excluindo-os do seu relatório Adwords. Mesmo nesse cenário o Analytics marcaria uma visita devido as configurações padrões da ferramenta.