O ano voou para muitos e passou “rastejando” para outros. É a máxima do tempo é relativo se fazendo presente mais uma vez, na ordem cronológica da vida. Mas deixando as reflexões temporais em segundo plano, o fato é que novembro inaugurou as movimentações de fim de ano, dando lugar às preocupações com festividades e, claro, às divulgações de promoções em lojas dos mais diversos segmentos.
E no cenário digital isso não é diferente. As ações para impulsionar as vendas em e-commerces e sites de serviços especializados já começaram, e o embasamento principal são as táticas de planejamento de marketing digital que trazem retorno em curto prazo.
Acompanhe, a seguir, algumas dicas para alavancar suas estratégias digitais no final do ano:
#1- Campanhas personalizadas e segmentadas
Como o Natal e a véspera de ano novo são as principais comemorações desse período, é essencial investir em campanhas personalizadas com promoções diretamente relacionadas a essas comemorações
Também é interessante vincular imagens e banners de final de ano, de modo a incentivar a compra com um “vínculo emocional” que esteja dentro da atmosfera festiva. Uma forma de fazer isso de forma efetiva é criar banners de remarketing especiais para o final de ano, impactando usuários que já acessaram sua loja anteriormente.
#2- Palavras-chave assertivas
É importante escolher os produtos que realmente sejam potenciais para vender nessa época do ano. Com base na escolha desses produtos, pense em palavras-chave assertivas e que o usuário poderia digitar para encontrá-lo.
Há algumas opções de campanhas mais amplas, como “o que dar de presente”, “presentes de natal”, “onde comprar presentes” que devem ser usadas com bastante cuidado e sempre pensando se essa estratégia vai de acordo com seu objetivo, que deve ser definido antes do início de qualquer campanha.
Outra estratégia interessante é inserir o nome da empresa em portais e sites de comparação de preços, para que a marca esteja ao alcance dos internautas que não abrem mão da pesquisa por economia.
#3- E-mail marketing de Natal
Essa é, sem dúvidas, uma das dicas mais valiosas. O marketing digital não se embasa apenas em estratégias para conquistar novos clientes, mas também fidelizar os antigos e criar um contato mais próximo da marca com o seu consumidor.
Por isso, o e-mail marketing aparece como protagonista das táticas de vendas no final do ano, sendo um dos melhores canais para divulgar promoções, ofertas, descontos com mensagens de boas festas e feliz ano novo.
#4- Engajamento nas redes sociais
Por fim, com o tráfego cada vez mais intenso nas redes sociais, evidentemente, elas não podem ficar de fora das estratégias de final de ano. Utilize o Facebook, por exemplo, para fazer publicações especiais de Natal, posts com dicas para ir às compras e promoções, notícias, links para landing pages, dentre outras ações fundamentadas em conteúdo.
Com essas dicas de planejamento de marketing digital, é possível conquistar leads e aumentar a taxa de conversão de vendas no período mais lucrativo do ano.
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