Quando o assunto é otimização de lojas virtuais, um dos detalhes básicos é a fotografia dos produtos. Afinal, por meio dela o consumidor online conseguirá visualizar a mercadoria que pretende adquirir e, quase sempre, é nesse primeiro contato com a imagem que ele cria as expectativas em relação à compra.
Sim, aquele velho ditado “a primeira impressão é a que fica”, cai como uma luva no impacto das imagens sob o usuário e, por isso, é aconselhável investir pesado na qualidade das fotos para e-commerce, consideradas verdadeiras vitrines do que a sua loja virtual tem a oferecer.
#Dica 1: Fotografia profissional
Para conseguir inserir imagens com excelente resolução e riqueza de detalhes o ideal é contratar um fotógrafo profissional e, preferencialmente, especializado em fotografias de produtos. O resultado será definido em fotos para e-commerce persuasivas e que irão contribuir, em peso, para o aumento das taxas de conversão.
#Dica 2: Coloque-se no lugar do usuário
Traçar uma espécie de “roteiro” para a visualização das fotos, focando na experiência do usuário é uma grande tática. O ideal é lembrar-se de que os e-commerces exigem modos de pré-visualizações diferenciados, conforme o produto com o qual se trabalha.
Por exemplo, se a loja vende roupas, é interessante destacar as dimensões, mas se o foco for joias, as minúcias da peça são detalhes que irão chamar a atenção do internauta.
Portanto, imagine-se como se fosse o próprio comprador, pensando no que gostaria de visualizar antes de finalizar a compra.
#Dica 3: Fundo branco e nomes relevantes
Outro fator fundamental para a otimização de imagens é trabalhar com fundos neutros, preferencialmente brancos, para que seja possível focar nos detalhes do produto, sem elementos desnecessários.
Também é crucial definir nomes e descrições significativas para as imagens, alcançando assim o tráfego oriundo das buscas orgânicas, no Google Imagens.
#Dica 4:Imagem 360º
Para os e-commerces que trabalham com produtos repletos de detalhes em todas as partes, as fotografias em 360º são as mais indicadas. Ao movimentar o cursor, o internauta poderá conferir tudo o que precisa para decidir-se pela compra.
Outra tática assertiva é fotografar o produto sendo utilizado, partindo do mesmo princípio explicitado na segunda dica: o foco no usuário. Coloque a peça no corpo de um modelo ou, até mesmo, relacionando a com outro objeto para aumentar a noção de proporção.
Essas são apenas algumas dicas para iniciar a otimização de imagens em uma loja virtual. Ao longo do trabalho de SEO novas necessidades poderão emergir, de acordo com a mudança nos algoritmos e com os novos objetivos de venda.
Dúvidas? Pergunte à um especialista!