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Relatórios Marketing Digital

Criador de URL Google Analytics

O acompanhamento e mensuração de ações ficaram mais fáceis desde que o Google Analytics passou a contar com uma nova ferramenta: o criador de URL. Com ele, os parâmetros das URLs podem ser modificados para que você possa identificar, no Analytics, quais ações geraram resultados e quais ações não.

Obtendo métricas de campanhas

Suponhamos que o gestor deseje criar uma nova campanha de newsletter ou e-mail marketing com anúncios promocionais. A ferramenta permitirá monitorar e mensurar os cliques dessa URL específica, que leva o usuário à mensagem idealizada para a campanha.

Em um painel, serão exibidos dados como: origem de tráfego, visitantes e outras informações sobre aquisição, comportamento e conversões dos usuários. Trata-se de um rastreamento completo, com estatísticas organizadas para ajudar na identificação das ações mais efetivas de otimização e marketing digital, em cada campanha ao longo de um projeto.

De forma prática, é possível descobrir ações falhas e iniciar um engajamento diferenciado para revertê-las rapidamente, tornando-as mais atrativas para o público-alvo.

Utilizando o “Criador de URLs”

No criador de URL, o gestor só precisará preencher um formulário com os seguintes parâmetros da URL: origem, mídia e nome da campanha. Na sequência, é só clicar em “enviar” e copiar a URL com o devido tagueamento. Quando for realizar a divulgação da campanha será necessário utilizar a URL tagueada, somente assim o Google Analytics conseguirá identificar a origem x campanha.

Crie URLs diferentes de acordo com o objetivo. Por exemplo, se você está trabalhando uma campanha de frete grátis e quer acompanhar os resultados no e-mail marketing e de um banner na página inicial do seu site, crie duas URLs diferentes, usando a origem, mídia e nome da campanha para definir qual URL refere-se a que.

Para identificar os resultados das ações de cada mídia, acesse seu Analytics, clique em Aquisição > Todo Tráfego > Origem/mídia.

Confira o vídeo abaixo e veja como funciona:

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.