Com o objetivo de identificar o comportamento dos consumidores no que se refere às compras em varejo, a PwC Brasil realizou uma pesquisa apresentando dados sobre a migração das lojas físicas para o mercado eletrônico, a presença expressiva do público nas redes sociais e o crescimento da participação de dispositivos móveis no varejo online, em escala global.
De acordo com as informações levantadas, o preço mais baixo dos e-commerces quando comparados às lojas físicas é o fator mais atrativo para maioria (54%) dos consumidores que participaram da pesquisa. O segundo fator é a comodidade: 48% declararam que recorrem às lojas online quando não há tempo ou vontade de se deslocar até uma loja física.
Em relação à navegação móvel, 61% afirmaram utilizar aparelhos como tablet e celular para pesquisar produtos, enquanto 42% fazem comparação de preços e 39% concluem uma transação de compra. A explicação para essa ascensão do “mobile” no mercado eletrônico está no salto de renda que boa parte da população experimentou nos últimos anos e, consequentemente, o acesso mais fácil à tecnologia.
Experiência de compra é a principal exigência dos e-consumidores
Ainda de acordo com o levantamento, as interações entre empresa e cliente nas redes sociais e outros canais de comunicação online tem sido decisiva para o sucesso das marcas que comercializam seus produtos e/ou serviços na internet. Em 2014, mídias como Facebook foram utilizadas por um terço dos consumidores para postar opiniões sobre uma experiência de compra.
Por isso, em 2015, os varejistas devem se atentar ainda mais aos aspectos que influenciam na decisão de compra, tais como: engajamento nas redes sociais, presença em vários canais, navegabilidade da loja, estoques de pronta entrega e prazos rápidos.
Tudo isso contribui para uma experiência de compra positiva em um mercado onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e desejosos de um atendimento individualizado com várias alternativas de interação e informações relevantes. Em números, isso fica refletido nas seguintes estimativas: 49% dos jovens na faixa etária de 18 a 24 seguem suas marcas preferidas nas redes sociais, enquanto 30% pesquisa por feedbacks e 26% fazem comentários.
E você, também é adepto a compras via dispositivos móveis? Compartilhe conosco sua experiência!