Com a chegada da internet, a interação entre as marcas e as pessoas sofreu uma revolução. Através disso foram criadas oportunidades para a aproximação entre as empresas e seus clientes, fazendo com que elas pudessem compreender melhor os seus consumidores e oferecer as melhores soluções para o perfil de cada um deles.
Isso também possibilitou que as empresas trabalhassem melhor o branding marketing, com algumas ferramentas auxiliando no acompanhamento e nas ações de branding online, praticamente em tempo real.
Vamos entender quais são essas ferramentas e o como utilizá-las.
Vídeos
O vídeo é uma ferramenta muito versátil e pode contribuir com diversas ações de branding marketing. Pode ser muito bem utilizado numa ação de lançamento de uma marca, trazendo ao público informações relevantes sobre a empresa, produtos e serviços para seu público.
Ações em vídeo também podem ser eficazes no fortalecimento do branding, em campanhas institucionais ou comemorativas, e com isso, chamar o seu público para interagir com a marca em outras ferramentas e plataformas.
Redes Sociais
As redes sociais e o relacionamento com o cliente andam de mãos dadas, elas são muito efetivas para o relacionamento e engajamento dos consumidores, pois ajudam na comunicação entre as marcas e clientes. O verdadeiro responsável pelo crescimento e estabelecimento do branding é o consumidor, por isso a importância das redes sociais, elas possibilitam a criação deste elo.
Nelas é possível criar ações para que seus seguidores participem de certas decisões. A escolha do nome de algum novo produto, ou talvez, a criação de um slogan para alguma campanha, por exemplo.
Criação de Conteúdo
A criação de conteúdo pode ser uma das ferramentas que mais traz resultado no seu branding marketing. Com ela você pode mostrar todo o conhecimento da sua empresa sobre seu segmento de atuação.
Esse conteúdo gera credibilidade e confiança, o que dá a marca a força necessária para ações de fortalecimento, sendo online ou offline. Com a criação de conteúdos, sua marca será conhecida como autoridade no segmento de atuação, abrindo vantagem diante da concorrência.
Blog
Um blog pode ser uma boa ferramenta de relacionamento com seus consumidores. Com ele, você exibe para eles seus valores, crenças, missão, visão e troca diversas outras informações, de uma forma fluida, por meio de artigos, posts, fóruns, debates, entre outros.
Trabalhando um contato eficaz com os consumidores, a empresa consegue estabelecer um relacionamento duradouro e com o blog você pode difundir os valores da marca. O maior exemplo disso são os consumidores “embaixadores” da marca, que a defendem sem mesmo ganhar nada em troca.
Site
O site representa a empresa na internet, nele devem ser demarcados com clareza os objetivos da empresa. Os elementos gráficos são extremamente importantes, mesmo para o design responsivo. Seus consumidores precisam navegar com qualidade em seu site, seja de um computador desktop ou um smartphone. Ele precisa ser harmonioso e eficaz, de maneira que o usuário encontre o que procura com o máximo de facilidade, evitando assim que ele saia do seu site e visite o concorrente em busca do que quer. No geral, a aparência e a funcionalidade de um site são o cartão de visita para o cliente.
A identidade da marca é uma característica fundamental também no cenário digital, assim como o seu posicionamento. Por isso, esteja atento a todos os detalhes que podem contribuir positivamente e procure aplicá-los da maneira mais adequada à sua estratégia.
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