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Como sair da crise?

Não só as empresas, como o comportamento do consumidor mudaram bastante diante da crise econômica que tem afetado o país. A redução de gastos geralmente é a atitude mais recorrente nesses cenários, e pensando nesse perfil, identificamos alguns detalhes a respeito do comportamento do seu público e como a sua empresa deve se posicionar nesse momento.

Diante de uma crise financeira, os consumidores se dividem em mais ou menos dois grupos: os que cortam gastos supérfluos e os que optam por consumir produtos com preço mais baixo.
No caso do consumidor que abdica de gastos supérfluos, há outro ponto que merece atenção: a definição de supérfluo para cada um; para um determinado público, um gasto supérfluo pode ser um par de sapatos novos, para outros pode ser uma viagem internacional, ou seja, esses fatores dependem de diversas características como: costumes ou poder aquisitivo.

Uma pesquisa realizada pela SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas identificou algumas das mudanças na vida dos consumidores:

• 50,8% dos entrevistados diminuíram a compra de roupas, calçados e acessórios;
• 47,9% passaram a comprar produtos similares e mais baratos;
• 44,9% passaram a frequentar restaurantes com uma menor frequência;
• 27,0% diminuíram o consumo de produtos básicos (alimentos, produtos de limpeza, etc.);

Algumas mudanças também marcaram a educação financeira desse público:

• 61,4% têm pesquisado mais antes de realizar compras;
• 42,4% têm negociado mais na hora de adquirir um produto;
• 27,2% focaram ainda mais no controle do orçamento pessoal/familiar;
• 30,1% diminuíram suas reservas financeiras.

Além disso, também ponderam outros fatores como: evitar que o impulso seja o maior influenciador de suas decisões de compra, a cautela na hora de utilizar o cartão de crédito e realizar parcelamentos, fazer uma comparação de preços/custo-benefício e até mesmo avaliar se o produto é realmente necessário.

Marketing na Crise

Os números da pesquisa foram claros ao indicar que pouco mais de 60% dos consumidores têm pesquisado antes de adquirir algum produto. É por essa razão que adotar ou manter o marketing digital nos negócios, se torna um investimento e não uma despesa.

A publicidade na internet tem a capacidade de expandir os horizontes da sua empresa e promover um grande alcance para a sua marca. Atualmente, metade da população brasileira utiliza a internet, e as compras realizadas através dela têm crescido com bastante força. Em 2014, por exemplo, dos R$420 bilhões arrecadados pelas vendas no varejo do Brasil, R$16 bilhões foram realizadas através de e-commerces.

O marketing digital oferece algumas vantagens importantes para esse momento.

Mensuração de Campanhas

Quando você adota uma estratégia de marketing digital, você tem a possibilidade de acompanhar o desempenho das campanhas mais de perto, observar os detalhes e identificar quando é necessário otimizá-la ou pausá-la.

Alcance Segmentado

Somente a publicidade na internet permite que você segmente de maneira assertiva, o público que você deseja alcançar, evitando que você perca seu investimento e não gere nenhum tipo de resultado. Com ela você poderá selecionar sob diversos aspectos, as características exatas ou que mais se aproximam do seu tipo de público, dessa maneira, potencializando as suas chances de venda.

Investimento Inteligente

Você pode investir de diversas maneiras para que a sua marca seja expandida e seus produtos conhecidos e vendidos, mas sem sombra de dúvidas, a maneira mais inteligente é utilizando o marketing digital. Afinal, é através dele que você é capaz de atingir somente os perfis que realmente interessam para o seu negócio – descartando a possibilidade de tentar vender o seu produto para um consumidor que não se interessa por ele, e com isso, acabar perdendo tempo e dinheiro – além de trabalhar estratégias que visam não só recuperar seu investimento, mas principalmente lucro.

É importante ressaltar que o marketing não cumpre esse papel fundamental apenas durante episódios de crise econômica, como esse o qual o nosso país está vivendo, mas sim, um papel que pode e deve ser mantido, como uma forma de manter e melhorar os bons resultados, além de posicionar e fortalecer cada vez mais o nome da sua marca na internet, para que futuramente, caso o cenário se repita, o impacto seja menor.

Entre em contato com uma agência de marketing digital profissional e especializada, tire suas dúvidas, conheça as possibilidades que os serviços de marketing digital podem oferecer e os benefícios que eles podem proporcionar para a sua empresa. Fale com a MZclick.
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