Categorias
Links Patrocinados

Como otimizar campanhas na Rede de Display

O que é Rede de Display

A Rede de Display é composta por diversos sites parceiros do Google e é utilizada para a exibição dos anúncios do Google Adwords. A Rede de Display utiliza vários tipos e formatos de anúncios para proporcionar mais tráfego para os anunciantes, além de utilizar várias formas de segmentação.

Como otimizar campanhas na Rede de Display

Não importa se você é um novo usuário ou um usuário experiente da Rede de Display do Google, manter campanha bem organizadas ajudará você a configurá-las e torná-las bem-sucedidas. Seus anúncios na Rede de Display são exibidos em muitos sites da internet, por isso é importante que seja dedicado um pouco de tempo para pensar em suas metas e otimização da campanha.

– Segmente seus anúncios: Escolha palavras-chave relevantes. O ideal é que as palavras-chave estejam relacionadas aos anúncios do seu grupo de anúncio e que tenham temas em comuns. Quanto mais suas palavras-chave, anúncios e páginas de destino forem bem definidas, maior será a probabilidade de alcançar o público-alvo nos sites que serão contextualizados. Imagine que você é dono de uma floricultura e está estruturando sua campanha da Rede de Display do Google. O seu primeiro grupo de anúncio será “Rosas Vermelhas”, o ideal é que você adicione palavras-chave como:

Buquê de rosas vermelhas
Buquês de rosas vermelhas
Comprar rosas vermelhas

Além disso, crie anúncios que remeta a rosas vermelhas e que encaminhem o usuário para uma página relevante, relacionada ao produto em questão. Desta forma, seu grupo de anúncio estará organizado e acionará um ótimo tráfego para o seu site e clientes potenciais.

– Exclua palavras-chave: A exclusão de palavras-chave pode auxiliar você a evitar que seus anúncios sejam exibidos em páginas irrelevantes. Adicionando palavras-chave negativas você evita cliques desnecessários e melhora o ROI (Retorno do Investimento) da sua campanha. Vamos continuar imaginando que você é o proprietário de uma floricultura, após estruturar a sua campanha com palavras-chave e anúncios, o ideal é que você insira algumas palavras-chave negativas para que os seus anúncios não sejam acionados por buscas irrelevantes, como:

Sonhar com rosas vermelhas
Músicas rosas vermelhas
Desenhos de rosas vermelhas

Neste caso, adicionaríamos como palavras-chave negativas as seguintes palavras:

-sonhar
-músicas
-desenhos

Desta forma, o Adwords não contextuaria seus anúncios com páginas relacionadas aos termos acima.

– Selecione canais e tópicos: Segmentando seus anúncios apenas para um ou poucos canais, a probabilidade de exibição, consequentemente, será menor. Quanto mais canais segmentados relacionados ao seu negócio, melhor. Uma dica é a utilização do planejador da Rede de Display do Google e a adição de tópicos a seus grupos de anúncios.

– Alcance público-alvo específico: Crie uma campanha de remarketing e atinja o público: seja um usuário que acessou qualquer página, seja um usuário que acessou determinada categoria, seja um usuário que fez determinada ação. Com o remarketing, você pode alcançar pessoas que acessaram seu website anteriormente à medida que elas acessam outros websites da Rede de Display do Google.

Biblioteca Compartilhada

A biblioteca compartilhada do Google auxilia o processo de gerenciamento de vários aspectos das campanhas na Rede de Display do Google. Na biblioteca compartilhada você tem a possibilidade de criar uma lista de palavras-chave negativas e utilizá-las nas mudanças da sua campanha. Além disso, ela também permite que você selecione e exclua canais de maneira bastante simples. Uma exclusão pode ser selecionada a várias campanhas, conjuntamente.

Não faça tudo sozinho, nós podemos auxiliá-lo! Entre em contato com a MZclick.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.