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Como montar um negócio online?

O mercado “físico”, ou seja, aquele disposto nas avenidas, ruas ou shoppings centers não é o único cenário rentável para quem deseja abrir um negócio promissor.

Na verdade, o mercado virtual tem sido a grande aposta dos novos empreendedores, cada vez mais focados em possibilidades capazes de abranger uma grande parcela de público, nos quatro cantos do país e porque não dizer, do mundo. E para isso, nada melhor que alicerçar o empreendimento na imensidão da web.

Evidentemente, essa decisão exige planejamento, mensuração de riscos, definição de metas, e outras questões que podem ser estabelecidas como em um “roteiro”. Acompanhe, a seguir, alguns detalhes fundamentais de como montar um negócio online:

Sistemas e integração

Um negócio online – seja loja virtual, portal de notícias ou agência de serviços – exigirá uma plataforma para estruturar o site, bem como, a integração com diversos sistemas, como bancos de dados, recursos de cálculos de fretes, dentre outras funcionalidades.

Portanto, a primeira parte do roteiro de planejamento deve contemplar todas as questões que envolvem sistemas e integrações para garantir a realização de todos os procedimentos até a conclusão da venda, sem gargalos técnicos.

Equipe e logística

Embora o negócio online dispense um amplo grupo de vendedores, ao contrário das lojas físicas, é imprescindível ter em mente que existirá uma empresa formal e, exatamente por isso, irá necessitar de uma equipe para exercer diversas funções de gestão, administração e logística ? pontos que irão demandar atendimento de um setor “físico”, responsável pela agilidade no recebimento e entrega dos pedidos, além do cumprimento das políticas de venda da empresa.

Nessa parte do planejamento é importante verificar as necessidades de terceirização de transporte e fornecedores, fluxos de estoques, definições de organogramas e matrizes de decisões.

Selos e segurança

Toda loja na internet precisa fornecer transações altamente seguras aos seus clientes, garantindo a proteção dos dados e, consequentemente, uma reputação positiva na web.

Uma empresa só é considerada confiável quando passa por avaliações e testes de intrusão nos processos, alcançando selos e certificados de segurança, como o do E-bit, por exemplo, que ficarão visíveis para o consumidor virtual.

Campanhas de marketing

Depois de definir a plataforma, sistemas, operação, logística e demais detalhes de estruturação do negócio online, é chegado o momento de divulgar o e-commerce.

O ideal é contar com estratégias de otimização ou links patrocinados, atreladas à publicidade em mídias sociais e outros canais da internet. Tudo realizado de forma profissional, envolvendo a mensuração do retorno e estudos constantes para campanhas cada vez mais assertivas.

Dúvidas de como montar um negócio online? Pergunte à um especialista!

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.