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Como evitar o abandono do carrinho de compras?

O abandono de carrinhos de compras é uma das principais queixas dos proprietários de lojas virtuais. Na grande maioria das vezes, o cliente tem o desejo real de adquirir o produto, mas diante de alguns fatores de alta relevância, esse processo não é finalizado. Mas por que isso acontece?

O custo do frete tornou o valor da compra muito mais caro

Uma situação bem recorrente durante os processos de compra online, é quando o frete tem um valor muito alto – o que acaba tornando o valor final da compra mais caro do que o esperado – ou às vezes, um valor maior até mesmo que o próprio produto. Em casos como esses, o abandono do carrinho de compras não é uma opção difícil de ser escolhida pelo usuário, e para resolver esse problema, ações simples podem ser a solução. Experimente oferecer frete gratuito ou para compras acima de um determinado valor; vale também cogitar essa facilidade para cidades ou produtos específicos. Outra opção é consultar com os correios, se o seu negócio pode optar pelo e-Sedex, um serviço exclusivo para e-commerce com valores de taxas reduzidos. Essas táticas não prometem solucionar seu problema por completo, mas podem apresentar uma visível redução de abandonos de carrinhos, quando o frete for o principal problema da compra.

Ele não encontrou a opção de pagamento desejada

Sem dúvidas, a experiência mais frustrante. Imagine que ao tentar efetuar uma compra de alto valor, o cliente descobre que sua loja virtual não trabalha com a bandeira do cartão de crédito desejado. Ele está pronto para fechar a compra, mas é impedido devido a falta da opção desejada. Para evitar situações como esta, procure oferecer todos os métodos de pagamentos confiáveis possíveis, além de disponibilizar opções de parcelamento flexíveis.

Impossibilidade de salvar a compra

Uma queda de energia, uma situação de emergência, uma falha na internet e outras diversas possibilidades, podem fazer com que seu usuário interrompa a compra involuntariamente. A relevância desses produtos é o que vai determinar se esse usuário irá se propor a reiniciar sua compra, caso contrário, por ora, o abandono da compra pode realmente acontecer, isso porque para alguns usuários, repetir todo o processo pode se tornar uma tarefa não muito bem-vinda.
Por essa razão, é interessante possibilitar o salvamento automático da compra, a partir do cadastro do cliente. Assim, quando algum desses imprevistos acontecerem, ele poderá retomar – no momento mais propício – a compra de onde ela foi interrompida.

O cadastro é muito extenso

Se o tempo utilizado para realizar um cadastro em seu e-commerce, é superior ao tempo gasto para realizar a compra, pare! Muitos consumidores se queixam do excesso de informações a serem preenchidas nos cadastros pré-compra, principalmente quando dados sem muita expressão são solicitados. Voltando à questão da relevância e prioridade de compra, se esse fator não for muito alto, o seu modelo de cadastro pode ser mais um fator colaborativo para o abandono do carrinho de compras, e para essa situação, uma opção prática, inteligente e eficiente, é habilitar o login social. Nesse modelo, o cliente usará a sua atual conta do Facebook, ou de outras redes sociais, como ferramenta de cadastro, tática que simplifica e otimiza o processo, já que a rede social fornecerá para o seu banco de dados, diversas informações como: sexo, idade, onde mora, entre outras especificações importantes.

O valor do pedido não era suficiente para o frete gratuito

Oferecer frete gratuito para os clientes que atingirem um valor mínimo de compra (estipulado pela empresa) pode ser uma boa estratégia, mas não para todos os casos. Esse cenário vai depender do tipo de comércio com o qual você trabalha. No caso de um varejo de acessórios e bijuterias, os clientes podem se sentir desestimulados em concluir a compra, uma vez que o valor total mínimo seja muito alto para conquistar o frete. Nessa etapa, é essencial analisar o seu negócio e seu público, para definir um valor realista, que seja proporcional para o seu segmento. Assim você poderá estipular um valor mínimo, que seja justo para o seu cliente e não prejudique a sua receita.

O abandono do carrinho de compras é mais comum do que se pode imaginar. Existem diversos outros pontos que contribuem para este acontecimento, e costumam variar de empresa para empresa. Em alguns casos, o frete pode falar mais alto, em outros, a dificuldade na realização do processo pode comprometer a empolgação e decisão de compra do cliente. O fato é que diante do aumento do número de abandonos, é preciso analisar e identificar qual a etapa que está comprometendo as suas vendas.

Uma das opções que o seu e-commerce pode colocar em prática é, utilizar ferramentas de Links Patrocinados, como o Remarketing do Google ou Retargeting do Facebook, para oferecer descontos especiais para os consumidores que já realizaram um abandono, para que ele retome e conclua a compra. Entretanto, é preciso cautela e domínio para realizar essa ação; muitos consumidores que já têm conhecimento dessa tática, costumam abandonar os seus carrinhos de compra propositalmente, somente para receber a redução do valor a ser pago. Fique de olho!
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