Originada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data extremamente atraente tanto para empresas que desejam alavancar suas vendas quanto para os consumidores que encontram descontos exclusivos e imperdíveis. Costuma ser uma das datas mais esperadas pelo público.
O “evento” geralmente acontece na última sexta-feira de novembro, porém nos últimos anos foram criadas datas alternativas em diversos países, para impulsionar as compras em diversos segmentos de mercado. O fato é que, independentemente do período do ano, a Black Friday é um sucesso.
No Brasil, a Black Friday ocorre principalmente no ambiente online, com as lojas virtuais, e tem arrastado uma massa de internautas, que permanecem conectados com antecedência para adquirir produtos a preços imperdíveis. Mas outros segmentos, como lojas físicas e empresas de serviços (hotéis, clínicas médicas, escritórios de advocacia, hotéis, entre outros) também têm aproveitado essa oportunidade.
Principais tendências – Black Friday Brasil
– Antecipar as ofertas:
Antecipar ofertas da Black Friday Brasil é uma ótima opção, seja estendendo a divulgação e promoções durante toda a semana do evento ou até mesmo para o mês inteiro, essa é a data que tem mais buscas no Google e na qual os varejistas têm mais vendas. No ano de 2017, o faturamento da Black Friday Brasil foi de R$ 2,1 bilhões.
Em geral, as buscas sobre a data costumam iniciar a partir de agosto, já em outubro passam ser mais específicas (ex: iPhone Black Friday) e por fim, a grande maioria ocorrem na semana do evento.
Quinta-feira Cinza – O pico de busca anual do Google no varejo, acontece entre 22h e 23h na quinta-feira que antecede Black Friday. As categorias preferidas são smartphones, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e beleza, além de móveis.
– Focar em usuários de smartphone:
O smartphone não é mais apenas uma categoria de produto, mas também um “device”. A sua portabilidade e a possibilidade de uso a qualquer momento, nas mais diversas situações e lugares, tem aumentado significativamente o volume de buscas através destes dispositivos e diminuído as buscas através de desktops. Estima-se que as buscas em dispositivos móveis no segmento de varejo ultrapassarão o desktop nos próximos meses.
Em função disso, é evidente a necessidade da migração do desktop para o mobile, uma vez que os consumidores já migraram, começando por estruturar desde o site, para que se torne responsivo, até as estratégias de divulgação.
– Conquistar novos clientes:
Na semana da Black Friday a quantidade de pessoas que acessam o seu site deve aumentar de 60% para 80%, segundo a Serasa Hitwise, ou seja, é o momento em que existe uma atividade comercial muito forte, extremamente propício para a captação de clientes.
– Custo-benefício:
Não há um segmento específico para se anunciar na Black Friday, você pode vender todos os tipos de produtos, para isso basta analisar bem alguns fatores de mercado e planejar a sua estratégia.
E você, proprietário de um e-commerce, não pode deixar de aproveitar a Black Friday Brasil no próximo dia 23 de novembro. Acompanhe as próximas informações, e saiba como divulgar a Black Friday em 2018:
Links Patrocinados
Os links patrocinados podem ser excelentes auxiliares na Black Friday 2018. Conhecidos popularmente como anúncios virtuais, os links patrocinados estão sempre em alta quando o assunto é divulgação de produtos e serviços em promoção.
Promova seus produtos, ofertas, lançamentos e descontos através de campanhas bem segmentadas e assertivas, tenha disposição de realizar os investimentos necessários para atingir os objetivos traçados, e um ponto muito importante (e muito esquecido), não deixe de mensurar os resultados conquistados, para entender o que deu certo na sua campanha atual e o que evitar na próxima.
Uma ótima dica é inserir uma landing page especial para a data no site, endereço para o qual o internauta será redirecionado quando clicar no anúncio. Dessa forma, você não apenas divulga sua marca, como também informa tudo sobre o dia em que os preços estarão lá embaixo!
Mídias Sociais
Viralizar. Esse é o verbo que tem feito a cabeça de muitos marqueteiros e publicitários que apostam nas redes sociais como forma de propaganda. E, para atrair o máximo de consumidores para sua loja na Black Friday Brasil é bom começar a incluir tal conceito em suas estratégias.
É pouco provável que os seus consumidores online não tenham cadastro em ao menos uma rede social. De toda forma, independente de qual seja a porcentagem exata, é fato que uma grande fatia se encontra logado em uma ou algumas delas, por isso as mídias sociais são ferramentas excelentes para divulgar suas promoções e convidar novos clientes para conhecerem a sua marca. Vamos nos atentar a um fato: uma data onde os preços sofrem descontos raramente praticados possui grande potencial para se tornar um “viral” na internet, ou seja, tornar-se comentada pela massa de “facebookianos” que irão lembrar-se não apenas do grande dia, como também da sua marca.
Portanto, aposte na rede social para divulgar sua participação na Black Friday. Lá é onde todo mundo curte e compartilha, logo, seu conteúdo tem a possibilidade de ser viralizado. Não deixe sua participação na Black Friday 2018 passar em branco.
E-mail Marketing
Sabe aquele produto que um usuário iniciou a compra, mas acabou não concluindo? Que tal relembrá-lo através de um e-mail marketing – informando um super desconto de Black Friday? Apresentar outros itens que estarão com preços imperdíveis, também é uma opção. Dê preferência a categorias mais relevantes ou mais procuradas, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos, eles atraem mais atenção.
Youtube
A plataforma de vídeos mais famosa do mundo também pode ser uma boa pedida para divulgar a data. Isso porque, com os milhares de acessos efetuados diariamente, é impossível dizer que o nome da sua marca não chegará a uma grande massa de internautas ao utilizar a publicidade do Youtube.
A grande sacada é utilizar as formas patrocinadas para anunciar, como o Google AdWords, onde você paga apenas pelo custo por visualização.
Outras dicas rápidas para o Black Friday 2018:
• Aproveite o histórico de compras dos clientes e aproveite para enviar ofertas semelhantes ou complementares;
• Monitore as mídias sociais para acompanhar todos os comentários sobre a sua empresa e principalmente sobre os seus concorrentes;
• Esteja disponível para utilizar essa análise das mídias sociais a seu favor (se um usuário reclama do atendimento de um concorrente, por quê não tomar a frente e oferecer um atendimento melhor?);
• Busque retomar carrinhos abandonados em seu e-commerce;
• Invista em estratégias de remarketing e retargeting para alcançar os usuários que já visitaram o seu site anteriormente;
• Siga fielmente o código de defesa do consumidor, ofereça um excelente atendimento, tire todas as dúvidas necessárias e esteja totalmente disponível para qualquer necessidade do cliente. Lembre-se que a Black Friday acontece todos os anos, é importante que os consumidores memorizem a sua empresa ou sua marca de maneira positiva.
Aproveite que o dia 23 de novembro está próximo e entre em contato com nossos especialistas em marketing digital e saiba como podemos ajudá-lo a divulgar a sua Black Friday e torná-la um verdadeiro sucesso.
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