É desejo de toda empresa que atua no âmbito digital, conquistar as primeiras posições nos buscadores da web, seja ele o Google, Bing ou semelhantes, não é verdade?
Alcançar as primeiras colocações nesses buscadores não é uma tarefa fácil, contudo também não é impossível. Com muito empenho, organização e claro, uma boa estratégia, certamente você conseguirá resultados expressivos para sua empresa.
É com base nesse objetivo, de alcançar as primeiras posições nos buscadores, que falaremos sobre uma tática fundamental para se obter sucesso: os backlinks!
Afinal, o que são backlinks?
Entende-se como backlink, todo link disposto estrategicamente dentro de um conteúdo disponível na internet. O intuito é direcionar o leitor para outra página de um mesmo site ou até mesmo, páginas de um outro domínio, aprofundando-o num assunto ou tema relacionado ao que se está sendo absorvido.
Em contrapartida, backlinks são utilizados em estratégias de link building num planejamento SEO, para aumentar a relevância de um site, elevando sua posição nos buscadores de pesquisa da web.
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Como funcionam os backlinks?
Podemos definir os backlinks como indicações ou recomendações realizadas por websites de terceiros. Entenda:
Cada “indicação” realizada por um site ou blog, informa aos buscadores que determinado conteúdo é relevante para aquele tema específico, logo: blogs e sites que contenham uma grande quantidade de backlinks, são considerados autoridade tratando-se desses assuntos.
Deve-se ressaltar que nem todo backlink será benéfico ao seu site, quando essa prática não é realizada de maneira apropriada, eles podem até mesmo serem prejudiciais à reputação do seu domínio junto aos buscadores. Por exemplo: um site de viagens recebe backlinks de sites distintos relacionados ao universo esportivo e eletrônico. Os buscadores entendem que as referências feitas são de baixa qualidade, pois os sites possuem temas totalmente diferentes, consequentemente, essa ação não surtirá efeito positivo no rankeamento.
Destacamos as palavras “baixa qualidade” para que fique evidente: mesmo que o objetivo seja conquistar a maior quantidade de links possíveis, a qualidade deve ser priorizada em uma estratégia de link building.
Ok, então nunca devemos aceitar o backlink de um site com baixa qualidade?
Depende, em determinadas situações um site de baixa qualidade pode gerar um bom tráfego para seu site. Para essas situações específicas, existe uma tag HTML que limita a função dos backlinks com esses sites, conheça mais sobre os tipos de backlinks.
Tipos de Backlink: doFollow vs noFollow
Existem dois tipos de backlinks, que embora tenham nomes semelhantes, possuem funções contrárias. Veja quais são e para que servem cada um deles:
#1 Backlink – noFollow
Os backlinks nofollow servem para indicar aos buscadores que não relacionem determinado link com seu site. Foi criado devido a grande quantidade de links não confiáveis na internet, com o intuito de evitar spams e que sites irrelevantes se beneficiem desses links para ajudar a melhorar seu ranqueamento nos buscadores. Desse modo, apenas sites relevantes se beneficiarão da popularidade transmitida pelos sites que os links (não utilizando a tag noFollow).
Exemplo:
<*a rel=”nofollow” href=”https://www.mzclick.com.br/estrategiaseo”>Google Foundation
(Desconsidere o *)
#2 Backlink – doFollow
Por padrão, qualquer link que não seja apontado para os buscadores como “nofollow” é compreendido com dofollow. Deste modo a “indicação” é realizada e os buscadores compreendem que o conteúdo desse site é relevante para o assunto abordado. Os links doFollow são um dos vários critérios utilizados pelo Google como fator para ranqueamento.
Como conseguir backlinks de qualidade?
Existem diversas maneiras de se conseguir backlinks de qualidade na internet. A primeira forma de se conseguir backlinks é criando um conteúdo interessante, rico em detalhes, geralmente esclarecendo dúvidas de um grupo específico ou apresentando algo inovador. A qualidade desse conteúdo passará a ser referência para outros sites do mesmo nicho, que consequentemente passarão a referenciá-lo em publicações posteriores.
Outra forma utilizada, é realizando um trabalho semelhante a uma assessoria de imprensa, negociando com sites, blogs e portais o interesse em divulgar um conteúdo bem elaborado.
Veja: 9 táticas para conquistar links
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