Estamos há quase um mês do Natal, uma das épocas onde o comércio mais fatura devido a compra de presentes, objetos para decoração, vestuário e alimentação.
Diversas pesquisas de mercado já confirmaram que o investimento em publicidade aumenta consideravelmente no fim de ano, o que apresenta uma excelente oportunidade para você investir em marketing digital de maneira que ele aumente o número de suas vendas.
Contudo, toda campanha requer uma estratégia:
Promoções
Nada atrai mais um consumidor do que as tão desejadas promoções, principalmente quando elas surgem nesse período onde os gastos costumam subir. É importante analisar o mercado, observar quais são os produtos mais procurados do momento e com base nisso, analisar o preço da concorrência. Oferecer um bom preço, descontos ou parcelamento exclusivo, é certamente o diferencial perfeito para quem quer se destacar nessa época. Lembre-se de que essa é a característica mais importante a ser evidenciada na sua campanha.
Remarketing
O remarketing é indispensável nesse período e ele precisa ser trabalhado de maneira incisiva. É bastante comum que o usuário acesse determinados produtos nessa época do ano, principalmente se tratando de compras de presentes, contudo nem sempre a compra é feita de primeiro momento, afinal, ele cogita outras opções, outros preços e outras lojas; é nesse momento que o remarketing entra em ação! Seu anúncio precisa estar sempre no campo de visão, pois no momento que o consumidor sair da etapa de decisão e entrar na etapa de compra, é o seu produto que precisa ser comprado!
E-mail Marketing: antes e durante.
A taxa de abertura de e-mail marketing nessa época são altas. Por se tratar de uma festividade e uma data com apelo emocional elevado, trabalhar um conteúdo que converse com o emocional do consumidor é a primeira regra. O envio frequente desse tipo de e-mail, costuma induzir o comprador a adquirir determinado produto, e faz com que ele se sinta envolvido pela “magia” que o Natal proporciona. A estratégia vale também durante o processo de compra, onde muitas vezes a mesma não é concluída; enviar um e-mail marketing relembrando o usuário que ele ainda não terminou de efetuar a compra do “presente especial para alguém especial” também pode obter uma boa performance.
Anúncios Interativos
Se Natal é a época mais mágica do ano, apostar em anúncios interativos, divertidos ou emocionantes é um insight certeiro. Além de tudo, a conversão é praticamente garantida. Selecione seu público, segmente suas campanhas e interaja com seu público.
Comunicação Emocional
Como citados em alguns pontos anteriores, por se tratar de uma época com um apelo emocional tão elevado, sua campanha de Natal precisa ter a linguagem mais humana e fraternal possível. Embora seu objetivo seja aumentar suas vendas, mais do que seus produtos, é necessário que você consiga vender sentimentos, lembranças e bons momentos. É imprescindível utilizar de estratégias de marketing emocional que converse diretamente com o seu consumidor, que o induza a compra de uma maneira positiva e prazerosa. Lembre-se, isso também se torna uma estratégia para fidelização; uma vez que ele se sinta acolhido, sempre irá comprar com você.
E sua loja? Já iniciou a campanha de Natal para 2015?
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