O setor de vendas está extremamente competitivo e isso não é novidade para ninguém. Se antes, vender mais, era uma das tarefas mais importantes de todo comércio, com a atual crise no mercado financeiro brasileiro, isso se tornou prioridade absoluta.
Já ficou claro que para entrar numa guerra de preços, é necessário um planejamento muito mais elaborado do que simplesmente ter seus valores mais baixos do que os dos seus concorrentes. Por essa razão, é necessário realizar uma análise sobre outros pontos e com base nisso, desenvolver estratégias efetivas para quem realmente deseja fazer a diferença no mercado.
Atualmente, a tarefa mais difícil é se destacar no e-commerce. A grande maioria das empresas do país inteiro, que atuam no mesmo segmento que você, já estão por lá, o que torna a concorrência bem maior e mais acirrada. A saída de tudo isso, é realizar uma análise da concorrência e estabelecer métodos que possam te beneficiar, sem causar prejuízos, investindo de maneira inteligente e apresentando bons resultados no decorrer do processo.
? Quem são os seus concorrentes?
Este é o ponto principal! Você precisa saber exatamente quem são eles, pois nem sempre o seu concorrente atua diretamente no seu nicho! Você pode ter um comércio específico e seu maior concorrente se tratar de uma loja de artigos diversos, mas que vendam esse mesmo produto, por exemplo. Uma boa tática para entender quem são seus concorrentes, é verificar quais sites possuem os rankings mais altos nas pesquisas no Google e em outros buscadores, embasados pela palavra-chave do seu negócio.
? Benchmarking
Como é o site do seu concorrente? Como foi a sua experiência ao acessá-lo? Do que você sentiu falta? O que poderia ser melhorado? O que te surpreendeu?
Essas são algumas perguntas que você deve se fazer e acima de tudo responder honestamente! A capacidade de identificar os prós e contras de quem está do outro lado, te ajuda a aperfeiçoar o que você já tem de positivo, eliminar os pontos negativos e identificar oportunidades.
A técnica, conhecida como benchmarking pode ser vista como uma cópia das ações do concorrente, quando na verdade, vai muito além disso. Ela permite que você entenda o que se passa na cabeça do seu concorrente, de maneira que através disso, você possa superá-lo e inovar. Com isso, segue à risca a frase: “Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.” Mas vale ressaltar: mantenha sempre a originalidade e a ética.
? Entre em ação!
Diante de uma concorrência acirrada, são os detalhes que fazem a diferença. Muitas vezes o preço não é o fator 100% determinante de uma compra, principalmente se estivermos lidando com um cliente fidelizado. É que quando ele confia no seu produto ou no seu serviço, dificilmente irá se dispor a comprar com o seu concorrente – ainda que o seu preço seja um pouco maior – pois pra ele, suas facilidades, vantagens, dentre outros fatores, fazem valer o custo. Diante desse cenário, vale ressaltar algumas atitudes fundamentais para que essa relação se mantenha saudável e duradoura:
Blog: Tenha um blog e-commerce, aborde assuntos do interesse do seu público, dê soluções aos seus problemas, dicas de utilização dos produtos, induza-os de maneira sutil às compras.
SEO: Se consolidar na web e tornar o seu site relevante, também é uma ação importante. Busque melhores posições nos resultados de busca orgânica, invista em SEO.
Links Patrocinados: Uma análise detalhada atrelada à uma estratégia bem segmentada, é a fórmula perfeita para seu negócio se destacar. Com os links patrocinados, você pode alcançar o seu futuro cliente antes da concorrência.
Mídias Sociais: Como é a relação entre o seu concorrente e os clientes dele? Qual sua percepção sobre as necessidades e críticas que ele sofre na internet? E como as falhas e erros por parte dele podem te auxiliar na construção diária das suas mídias sociais?
? O que vem depois disso?
Nesse campo de batalha que é o mundo dos negócios, o marketing digital é sua melhor arma. Aproveite de todos os recursos que não só a internet, mas as ferramentas que ela dispõe, te oferecem, e use em benefício do seu negócio. Quando o objetivo é se destacar na web, atrair novos clientes e vender mais, contar com uma agência de marketing online especializada, é primordial. Com o conhecimento e experiência, ela poderá identificar todas as falhas e oportunidades da sua empresa, e traçar as estratégias mais eficazes, com o objetivo de te colocar sempre à frente. Lidar com a concorrência nunca foi uma tarefa fácil, mas com a evolução de profissionais, das ferramentas e da tecnologia, cada vez mais, o sucesso se torna possível.
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