Categorias
SEO - Otimização de Sites

A tag H1 tem que ser exatamente a palavra-chave escolhida para uma determinada URL?

Ouça também esse podcast no YouTube, na Google e na Apple.

Por exemplo, temos a palavra-chave “marketing digital” e o H1 está como “Benefícios do Marketing Digital”. Está correto?

É importante observar que o conteúdo para a palavra-chave “marketing digital” é diferente de “benefícios do marketing digital”. São palavras diferentes, com propostas de conteúdos diferentes e portanto merecem URLs diferentes.

A palavra “marketing digital” vai explorar, por exemplo, o conceito de forma mais ampla sobre ferramentas, ações e expectativas de resultados. A palavra “benefícios do marketing digital” é mais direcionada. Pensando em um funil comercial a intenção da buscas, das duas palavras-chave, são diferentes.

Portanto eu teria duas URLs distintas. Uma URL para falar de forma mais ampla sobre “marketing digital”, com o H1 “marketing digital” e durante o texto um pequeno parágrafo falando sobre os benefícios do marketing digital. E uma outra URL para falar de forma mais específica dos benefícios do marketing digital, com um conteúdo bem direcionado.

Dessa forma eu vou construindo diversas URLs, com conteúdos ligados semanticamente.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.