Você provavelmente já teve contato com o Inbound Marketing. Mas se ainda não teve, ou desconhece a prática, confira essa matéria que explica exatamente o que ele é, e por que ele tem sido tão utilizado atualmente. O Inbound Marketing trata-se de uma estratégia que consiste na elaboração de campanhas direcionadas a um público-alvo, com foco na produção de conteúdo. Um de seus princípios é a missão de transformar “estranhos” em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores.
O seu desafio é transformar o Inbound Marketing, no marketing que as pessoas amam. Por isso é importante levar em consideração a metodologia específica. A nova metodologia reconhece que marketing de atração não acontece, você tem que fazer acontecer. Para isso, você usa os recursos como ferramentas e aplicativos que ajudam a criar e distribuir os conteúdos, porém, é importante estar atento ao tempo, lugar e as oportunidades. Ao publicar o conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes e as pessoas recebem muito melhor a informação.
Para direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas, é necessário definir as personas (seu público alvo), que tipo de conteúdo elas consomem, como e onde elas buscam. É fundamental entender a experiência que cada um dos seus clientes passa durante o processo de compra, até a conclusão. Entender esse ciclo e interagir, é essencial para avançar no chamado “funil de conversão”.
Depois de atrair, o próximo passo é encantar. Você deve continuar oferecendo conteúdo relevante e respeitar o ciclo do cliente. Quanto mais você o conhece, mais ampla fica a sua capacidade de interação, permitindo que você ofereça no momento certo aquilo que ele realmente gostaria de receber. Lembre-se, é importante sempre trabalhar o relacionamento.
Para conseguir atrair o público certo, devemos começar criando um estudo com as personas. Sabemos que hoje os usuários da internet fazem pesquisas diariamente, leem blogs de seus interesses e passam grande parte do tempo em suas redes sociais. Estar conectado com essas pessoas no momento ideal é o grande desafio. É preciso entender quais os canais necessários para os alcançar e consequentemente gerar os leads certos. Para isso devemos utilizar alguns meios como:
- Blog: Deve-se iniciar todo o trabalho de Inbound Marketing produzindo conteúdos de qualidade.
- SEO: É um trabalho essencial para qualquer estratégia de Inbound Marketing.
- Social Media: O Brasil, por exemplo, está entre os países em que os internautas passam a maior parte do tempo em redes sociais.
- Landing Pages: Essa é a página essencial para o ciclo de compra, através de pesquisas.
- Formulários: Os formulários são encontrados nas landing pages para serem preenchidos pelos visitantes.
- E-mail: É importante oferecer através dele, conteúdos relevantes para os leads gerados.
Após iniciar o projeto, é importante mensurar resultados, não é mesmo? Com o Inbound Marketing, você tem mais controle das ações. É possível saber por exemplo, quem abriu um e-mail, quem clicou em determinado link e quem não quer mais receber novas mensagens.
O KPI (Key Performance Indicator) não pode ficar de fora do seu check list na hora de avaliar os resultados esses resultados. Através dele você pode analisar:
- ROI – Retorno sobre o investimento
- Taxa de Conversão
- Custo por Visitante
- Custo por Lead (CPL)
Com todas essas métricas, você consegue medir os resultados de todos os esforços de Inbound Marketing que foram realizados.
Vale ressaltar que essa estratégia se tornará imprescindível. Os profissionais de marketing moderno sabem que o consumidor tem ganhado cada vez mais espaço e se mostrado cada vez mais exigente. Em função disso, é necessário que as empresas estejam preparadas, oferecendo os conteúdos ideais, nos momentos propícios, para as pessoas certas, afinal, Inbound Marketing é sem dúvidas, a estratégia do momento.
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