O Google AdWords anunciou melhorias no mecanismo de pesquisa para dispositivos móveis. As atualizações serão feitas para os links patrocinados do Google Shopping, que a partir de então, oferecerá uma variedade de novos elementos para facilitar a pesquisa do usuário e tornar mais fácil a busca de produtos. As novas funcionalidades apresentadas, assemelham-se à navegação em aplicativos mobile.
Mudanças no Universo Mobile.
Estudos recentes apontam que o smartphone é o dispositivo mais usado para acessar a internet, tornando-se a principal porta de entrada para o mundo digital. Isto se dá porque as pesquisas em dispositivos móveis já se tornaram superior às buscas realizadas em desktops e outros dispositivos. No Brasil, mais de 60% das pesquisas realizadas pelo Google são via mobile, o que aponta uma das principais razões para as adaptações no Google Shopping.
O Google tem como objetivo criar melhores experiências para o seus usuários, e garantir que a navegação seja facilitada, tornando-se mais amigável, contribuindo para o aumento dos cliques nos links patrocinados e das vendas, com uma variedade de novos elementos destinados a facilitar a pesquisa do usuário e ajudá-lo a encontrar os produtos que está interessado.
Novas Categorias
As pesquisas de imagens do Google têm um mecanismo de busca que costuma apresentar subcategorias relacionadas ao termo de pesquisa, o seu objetivo é auxiliar o usuário; agora o Google AdWords passou a utilizar o mesmo mecanismo para o Google Shopping. Assim, os consumidores encontrarão as categorias mais procuradas, relacionadas ao termo amplo utilizado na busca.
Ao procurar por “mini veículo infantil”, por exemplo, o Google AdWords também exibirá as categorias mais procuradas para tais termos como “mini veículo com pedal”, “carro elétrico”, “carro infantil com empurrador”, etc.
Para apresentar os resultados no Google Shopping, serão levadas em consideração as categorias relacionadas mais pesquisadas. As vantagens podem ser vistas de duas maneiras: os consumidores serão beneficiados por encontrar com maior facilidade e mais rapidez os produtos de seu interesse, diminuindo o tempo de pesquisa e melhorando sua experiência, enquanto os varejistas, ao anunciarem no Google, serão beneficiados com links patrocinados mais qualificados.
Nova Funcionalidade
Foi desenvolvido um recurso adicional para diminuir os números de cliques durante uma pesquisa, permitindo que novos resultados do Google Shopping sejam apresentados na tela do usuário sem que seja necessário carregar novas páginas (no antigo sistema era necessário migrar de uma página para a outra). À medida que o consumidor acessa os últimos resultados da tela, novos resultados serão carregados na sequência (na mesma página). Ainda será possível obter diversas informações sobre o produto, como avaliações e vídeos, sem que seja necessário visitar a página do varejista.
Novo Recurso
Um novo recurso foi adicionado para ajudar os usuários que preferem realizar as suas compras em lojas físicas, é um filtro que identifica os produtos que estão disponíveis nas imediações do consumidor, oferecendo a possibilidade dele encontrar “a loja mais próxima”. Dessa maneira, o Google apresenta para o consumidor um mapa com as lojas que possuem um determinado produto em estoque e estejam em sua localidade. Esse processo é possível através da integração com Google Maps, sendo assim, não são exibidas apenas lojas virtuais, mas também lojas físicas que estejam mais próximas do usuário no momento da busca.
Benefícios do Google Shopping
O Google Shopping e suas novas funcionalidades auxiliam os usuários em suas pesquisas, a obterem uma melhor experiência em suas buscas, e ao mesmo tempo tornam os cliques no links patrocinados mais qualificados, melhorando a receita das empresas que anunciam no Google.
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