Categorias
Consumidor & Pesquisas

O que é Big Data?

Dentre muitas vantagens, o marketing digital oferece uma enorme quantidade de dados a respeito do comportamento do consumidor. Com eles, é possível descobrir quais são as suas principais queixas, produtos favoritos, os mais vendidos, dentre outras definições.
Os profissionais de marketing que desejam conhecer o perfil do seu público-alvo de forma mais ampla certamente já ouviram falar em Big Data.
E o que é Big Data? Em português, Big Data significa “Grandes Dados”, e é o termo utilizado para denominar uma coleção de dados, grande e complexa, difícil de processar com as ferramentas tradicionais.

O que são os 3V’s do Big Data?

Dentro do marketing digital, Big Data engloba 3 V’s, conhecidos por: volume, velocidade e variedade.
O volume está atrelado à quantidade de dados armazenados, a velocidade, aos milhares de dados novos que surgem na internet a todo instante, e o último, a variedade, quando o dado pode ser um compartilhamento no Facebook, uma postagem em um blog, um review no e-commerce, dentre outras atividades.

Vantagens

Nesse cenário, captar e analisar o Big Data oferece vantagens competitivas para que os profissionais de marketing tenham ainda mais conhecimento sobre os clientes. Eles extraem mais do que informações demográficas, mas também dados relevantes, sobre como se comportam, como se relacionam e aquilo que gostam de consumir. Uma outra vantagem é o fato de permitir que comportamentos futuros sejam identificados. Isso porque, anteriormente, o comportamento dos usuários eram previstos de acordo com os seus históricos, como informações de sites visitados, banners clicados, downloads, dentre outras atividades na web. Contudo, nem sempre esses dados eram assertivos o suficiente, e é exatamente nesse momento que o Big Data se destaca: com ele, é possível realizar a coleta de dados de um número de fontes muito maior, principalmente quando vindos das redes sociais. Dessa maneira, novos padrões de comportamento podem ser descobertos, assim como novos insights de produtos e serviços a serem desenvolvidos.

A verdade é que a ferramenta mais poderosa da atualidade tem apenas um nome: “Informação”.
Por essa razão o Big Data tende a se tornar cada vez mais importante para o planejamento e definição das estratégias de marketing digital e de campanhas de sucesso. Quanto mais dados e conhecimento você tiver do seu público-alvo, melhor e mais eficaz o seu resultado será.
Se interessou pelo Big Data? Quer saber como coletar e trabalhar esses dados de maneira assertiva para posteriormente usá-los em suas estratégias de marketing digital? Contrate os serviços de profissionais especializados! Entre em contato com a MZclick.
[rev_slider cta-planejamento]