É de conhecimento popular que as mídias sociais, além de um ambiente de interação entre os usuários, se transformou em uma plataforma muito eficiente e importante de marketing para as empresas.
Se você é usuário de redes sociais, é exposto a diversos anúncios diariamente, seja no Facebook, Twitter, Linkedin e atualmente Instagram. A publicidade está presente nas principais redes sociais.
O Instagram, com mais de 400 milhões de usuários, é a rede social que mais cresce, e atualmente se tornou uma das maiores plataformas de publicidade móvel do mundo. Agora as empresas podem compartilhar suas histórias com uma alta audiência e engajamento.
A publicidade no Instagram permite aliar todo o potencial que a rede apresenta, através da grande quantidade de usuários – receptivos a novidades e bem engajados -, do crescimento constante e suporte do Facebook, através dos sistemas de criação de anúncios, segmentação do target (de acordo com o perfil e/ou comportamento no Instagram e Facebook) e das formas de mensuração dos resultados das campanhas.
Anteriormente, o Instagram já vinha testando o modelo de publicidade em outros países. O resultado foi tão positivo, que a empresa estendeu globalmente a plataforma de publicidade na rede social mobile. Agora, todas as empresas que quiserem podem anunciar no Instagram.
Formatos de Anúncios no Instagram
Nos anúncios para instagram, tanto as imagens quantos os vídeos, podem ser exibidos em tela cheia.
Informações Importantes
Quem verá os anúncios?
Todos os usuários serão expostos a anúncios em algum momento.
Quais anúncios serão mostrados?
Os anúncios serão segmentados de acordo com o perfil do usuário, criado através das informações coletadas no Instagram e Facebook (páginas que segue, conteúdos curtidos, interesses, etc.).
O que fazer se não gostar de um anúncio?
Ao ser exposto a uma publicidade que seja desinteressante, é possível enviar comentários ao Instagram, informando o motivo da rejeição ao conteúdo, qual tipo de publicidade você gostaria de receber, ou qualquer outra informação pertinente e relacionada.
Além dos comentários, o usuário também tem a possibilidade de ocultar um anúncio, caso o considere algo invasivo ou desagradável.
É possível identificar o que é publicidade?
Os anúncios veiculados recebem uma etiqueta “Patrocinado” na parte superior direta. Dessa forma é possível diferenciar o que é ou não conteúdo publicitário.
Como anunciar no Instagram?
imagem: facebook.com
Para ver um guia passo a passo para criação de anúncios no Instagram acesse a página da Central de Ajuda para Anunciantes do Facebook.
Dicas para anunciar no Instagram
As imagens devem fazer referência a marca
Deve-se usar de criatividade na composição das imagens, produzir imagens com ótima qualidade, consistentes e que representem bem a marca. É interessante encontrar um padrão de layout para seus anúncios, que possibilite uma fácil identificação da sua marca, mas sem que eles tornem-se repetitivos
Imagens + Conteúdo
Nunca publique imagens sem um objetivo ou uma mensagem previamente elaborada. Todos os anúncios devem transmitir uma mensagem e ter um tema bem definido. Podem contar uma história sobre marca, demonstrar produtos, formas de uso, e podem ser peças únicas ou series de imagens. É interessante tratá-las, montar cenários e fazer uso de filtros, de modo a transmitir sensações diferentes.
Garantir a Qualidade das Imagens
Não é preciso ser um fotógrafo, nem contratar um, entretanto é preciso se atentar a alguns detalhes para se obter sucesso nas publicações:
– Evite composições muito complexas, o conceito “minimalista” se encaixa bem nesse contexto. Imagens mais simples, também denominadas como “clean”, tem uma probabilidade maior de se destacarem.
– Se atente ao enquadramento! Imagens desalinhadas e tortas, tendem a parecer visualmente poluídas e perdem credibilidade.
– Priorize usar fotografias em alta resolução, tiradas em ambientes bem iluminados, de forma a elevar a qualidade das composições e evitar rejeições.
Use Hashtag
Faça uso de #hashtags que referenciem sua marca, seu mercado, ao perfil e/ou estilo de vida do seu público alvo. É uma ótima forma de atrair a atenção dos seguidores e analisar o que as pessoas estão falando sobre sua marca.
Os Anúncios devem se adequar as Políticas de Privacidade
Os anúncios do Instagram, assim como os do Facebook, devem estar de acordo com as Políticas de Privacidade.
Um dos principais itens dessa política é a regra que restringe os textos a no máximo 20% do anúncio. Para se certificar que seu anúncios estão em conformidade com essa regra, você pode usar a Ferramenta de Grade para fazer uma verificação.
Se você se interessou em anunciar no Instagram, Facebook, entre outras redes sociais, ou em outras plataformas de publicidade on-line como o Google AdWords e Bing Ads, poderá se interessar em saber um pouco mais a respeito de Links Patrocinados. Vale ressaltar que para se destacar no meio digital e obter resultados satisfatórios é necessário um bom planejamento de marketing digital aliado a execução de estratégias integradas. São ações como essas que podem ser fundamentais para o êxito dos seus negócios na internet.
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